Não é segredo que os chimpanzés são animais extremamente complexos, com uma inteligência intrigante. Os pesquisadores já provaram que os chimpanzés têm consiciência corporal - sabem quem são e que são alguém - e podem antecipar o impacto de suas ações no ambiente que os envolve, uma habilidade que por muito tempo pensavámos que era exclusiva dos seres humanos. Para saber mais sobre esses animais incríveis, confira na matéria a seguir 10 curiosidades que você provavelmente nunca soube sobre os chimpanzés:

+Vídeo de cadela salvando filhote que caiu em buraco viraliza nas redes sociais

1. Muito parecidos com nós  


Os chimpanzés são os nossos parentes vivos mais próximos, e eles dividem uma porcentagem muito impressionante de 98% de nosso DNA.

2. Os chimpanzés possuem vidas sociais complexas  


Os chimpanzés vivem em grandes comunidades sociais que consistem de mais de cinquenta indivíduos e na junção de algumas famílias. Eles possuem hierarquias muito bem definidas, com o macho alfa dominante liderando todo o grupo de chimpanzés.

3. A locomoção dos chimpanzés é fascinante




 Eles vão de um lado para o outro balançando por árvores ou andando com o apoio de seus quatro braços e pernas, mas eles também conseguem andar eretos usando somente os dois pés se eles quiserem.  

4. Os chimpanzés possuem uma dieta variada 


Enquanto os chimpanzés consomem uma grande variedade de comidas, incluindo as frutas e folhas de centenas de plantas, eles possuem uma forte preferência por figos. Apesar de eles também comerem carne - sua favorita é a de um macaco de nome colobus que eles costumam caçar na floresta - e invertebrados como os cupins, isso conta somente como um estimado de 3% de sua dieta. 

+Dona cria lista de desejos para cumprir ao lado de cadela em estado terminal

5. Os chimpanzés dependem de suas mães por bastante tempo


 Os pequenos chimpanzés são completamente dependentes de suas mães para conseguirem sobreviver até os cinco anos de idade, bastante para um animal selvagem. Quando os macho estão entre os 8-12 anos de idade eles entram na adolescência, e a partir de então irão aumentar sua independência e passar mais tempo na companhia de outros machos adultos. As fêmeas tendem a continuar próximas de suas mães durante a adolescência, tornando-se maduras com 11 anos de idade mas só começando a se reproduzir com 13-14 anos de idade. Em média as chimpanzés fêmeas darão a luz três vezes durante as suas vidas.

6. Os chimpanzés são bons com as suas ferramentas


Os chimpanzés são um dos poucos animais que são conhecidos por usarem ferramentas. Isso inclui o uso de gravetos para espantar insetos das folhas que eles irão comer, pedras para abrir nozes apetitosas e folhas para sugar água para beber. 

7. Os chimpanzés não são tão fofinhos quanto eles parecem ser 


Na realidade, os chimpanzés podem ser animais bastante agressivos, por mais que eles aparentem ser pacíficos e um tanto quanto fofinhos. Grupos de chimpanzés machos irão planejar e executar ataques em outros chimpanzés, muitas vezes causando ferimentos graves e levando outros chimpanzés a morte. Ataques de chimpanzés sérios e fatais em humanos também já aconteceram.

8. Os chimpanzés são animais extremamente inteligentes 


Alguns chimpanzés foram até mesmo capazes de aprender linguagem de sinais humana básica. Uma fêmea de chimpanzé que vive em cativeiro de nome Washoe foi capaz de aprender a língua de sinais americana (caso você não saiba, cada país possui a sua própria língua de sinais), com um vocabulário de 350 palavras.  

9. Os chimpanzés estão correndo perigo

#losangeles#lazoo#zoophotography#zoopics#chimpanzee#chimps#visitthezoo#animalphotography#animalland

A post shared by Alison (@allycat1978) on


Os chimpanzés são classificados como animais que estão sofrendo perigo de extinção - os números de representantes da espécie estão diminuindo devivo a perda e fragmentação do habitat natural deles, caçada pela carne e para venda no mercado negro, entre outros problemas muito sérios. 

+Cadela aprende a roubar dinheiro dos donos para conseguir o que quer

10. Taxonomia

lazy sunday . . . . #monkey #gorilla #losangeles #losangeleszoo #lazoo #animals #animalsofinstagram #chimpanzee #laphotographer

A post shared by Photographer / Model (@travisvhayes) on


Os chimpanzés são apenas uma das duas espécies encontradas no gênero Pan, a outra sendo o bonobo, e os dois animais se encontram na África sub-saariana. Antigamente se pensava que os chimpanzés e os bonobos eram uma espécie só, mas agora eles são reconhecidos como duas espécies distintas.

O chimpanzé (Pan troglodytes) é encontrado no norte do rio Congo e é dividido em 4 subespécies. O bonobo (Pan paniscus) é encontrado no sul do rio Congo e não foi dividido em nenhuma subespécie.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!