Com seu físico que lembra um cavalo e suas distintas listras pretas e brancas, as zebras estão entre os mamíferos mais fáceis de se reconhecer. Nós aprendemos desde cedo a distinguir as zebras de outros animais, mas o nosso conhecimento sobre as zebras normalmente termina bem rapidamente. Confira na matéria a seguir 10 curiosidades incríveis sobre as zebras, e mergulhe no universo desses animais fabulosos.
+Vídeo de cadela salvando filhote que caiu em buraco viraliza nas redes sociais
1. As zebras fazem parte do gênero Equus
O gênero Equus inclui zebras, burros e cavalos. Existem três espécies de zebras:
- Zebra-da-planície - Equus burchellii
- Zebra-de-grevy -
Equus grevyi
- Z ebra-da-montanha -
Equus zebra
2. As zebras não são as únicas no gênero Equus que possuem listras
Várias espécies de burros, incluindo o asno-selvagem-africano, possuem algumas listras (por exemplo, o asno-selvagem-africano têm listras em suas pernas). Zebras continuam sendo os equídeos com as listras mais distintivas.
3. O nome científico da zebra-da-planície ( Equus burchellii) é uma homenagem ao explorador britânico William John Burchell
William Burchell explorou o sul da África por cinco anos, entre 1810 e 1815, e durante esse tempo ele coletou vários espécimes de plantas e animais. Eles mandou os espécimes para o British Museum onde eles foram colocados no depósito e onde, infelizmente, muito dos espécimes foram deixados para apodrecer. Essa negligência levou a uma briga entre Burchell e as autoridades do museu.
Uma autoridade do museu, John Edward Gray usou os poderes de sua posição para humilhar Burchell. Gray colocou o nome científico 'asinus burchelli' para a zebra que ele descobriu (uma menção a 'asno'). Demorou para que o nome científico da zebra de Burchell fosse revisado para o que conhecemos hoje.
4. A zebra-de-grevy recebe esse nome por conta de um presidente da França
No ano de 1882, o imperador da Abissínia mandou uma zebra como um presente para o presidente da França da época, Jules Grevy. O pobre animal morreu na viagem e foi empalhado e colocado no Museu de História Natural de Paris, onde um cientista depois notou o padrão de listras único e descobriu uma nova espécie, que recebeu o nome de zebra-de-grevy por conta do presidente francês a quem a zebra havia sido endereçada.
5. O padrão de listras de cada zebra é único
Esse padrão de listras único provicendia um método fácil para os pesquisadores identificarem cada uma das zebras que eles estão estudando.
+Dona cria lista de desejos para cumprir ao lado de cadela em estado terminal
6. Zebras-da-montanha são muito boas de escalada
Essa habilidade para escalar é útil considerando que essas zebras habitam montanhas na África do Sul e na Namibia com elevações de 2000 metros acima do nível do mar. Zebras-da-montanha possuem cascos duros e pontudos que são bem adaptados para andar nas montanhas.
7. Você consegue separar as três espécies só de olhar para algumas características chave
As zebras-da-montanha possuem uma barbela que as outras espécies de zebra não possuem. As zebras-de-grevy possuem uma listra grossa em seu lombo que se estende até seu rabo, e elas também possuem uma pescoço maior do que as outras espécies de zebras, além de terem uma barriga branca.
Zebras-da-planície normalmente possuem listras de uma cor mais clara que ocorrem entre as listras mais escuras. Como as zebras-de-grevy, algumas zebras-da-planície possuem uma barriga branca.
8. Zebras-da-planície adultas são rápidas para defender seus familiares
Os machos dessa espécie de zebra espanta os predadores chutando e mordendo -os, sendo conhecidos por matar hienas com um único chute.
9. Existem cruzamentos entre uma zebra-da-planície e um burro
O animal é estéril, por não possuir o número certo de cromossomos para pertencer a nenhuma das espécies.
+Homem tenta economizar na hora de tosar Shi-Tzu e se arrepende profundamente
10. Existem duas subespécies da zebra-de-planície
A zebra-de-grant é a subespécie mais comum da zebra-de-planície que existe no mundo. A zebra-de-chapman é uma subespécie menos comumente encontrada.