Os gatos são animais independentes e inteligentes. Quem tem um em casa sabe como é. Ele anda sozinho pelos lugares, ás vezes fica horas desaparecido e raramente aparece pedindo carinho. Na verdade, uma das poucas situações que eles necessitam dos donos é para se alimentar. Se ouvi-lo miando e querendo atenção, provavelmente é te chamando para colocar ração no comedouro.
Veja mais: Seu gato sente muito sono? Saiba porque ele dorme tanto
Mas será que você já se perguntou o porquê do seu felino nunca comer toda a ração do potinho? O comedouro pode estar cheio, mas ele só vai comer o centro e deixar o resto na beirada do recipiente. É como se ficasse vazio, mas está nitido que não está. Porém, existe uma explicação para isso e passa bem longe de ser frescura do gato.
Essa situação acontece por dois motivos simples. Primeiro se trata da própria anatomia do felino. O focinho deles é muito curto, então pegar a ração que está na beirada do pratinho é uma grande tarefa. Eles até tentam, pegam o máximo de ração que conseguem, mas ficar batendo o nariz na lateral do prato e puxar a comida com a língua é muito desconfortável. Por isso é mais fácil não comer o que fica na beirada do recipiente.
O outro motivo também tem a ver com a anatomia do animal. Os bigodes são muito sensíveis, e geralmente os comedouros são pequenos e apertados. Tal situação obriga o gato a esfregar o bigode nas paredes, ou até mesmo esmagá-los para alcançar a ração. Isso gera uma agonia insuportável. Então, o pet ignora a comida presente na beirada para não ter que passar pelo desconforto.
Diante dessas dificuldades na hora da refeição, o felino não come toda a ração do prato. Para ele, é muito mais fácil e cômodo esperar seu dono repor do que se esforçar para esvaziar recipiente. Novamente a inteligência felina surpreendendo.
Leia mais: Aprenda a armazenar corretamente a ração de cachorro
Por que então o comedouro possui esse formato?
Os recipiente possuem esse formato para a facilidade humana e não do felino. É melhor um pratinho com bordas altas para evitar que a ração caia fora e não faça sujeira, por isso é fabricado desse jeito. Porém, o mercado começou a pensar nos animais e produziu comedouros alternativos que atendem melhor as necessidades dos felinos.
Como solucionar esse problema?
Simples, troque o comedouro. Caso ainda não encontre nos pet shops pratinhos modernos, sem as bordas altas, é possível improvisar com utensílios da cozinha. Recipiente sem laterais, como pires, são ideais. Eles possuem as beiradas baixas, garantindo que o felino consiga pegar todo o alimento, mas também evita que a ração caia no chão.
Veja também: É seguro pintar as unhas dos animais de estimação?
Outra opção são potes côncavos, pois eles fazem com que a comida escorra para o meio, facilitando a vida do seu pet. É bom evitar utensílios de plástico, pois eles acumulam bactérias que prejudicam a saúde. Teste várias opções para ver qual tipo de comedouro o gato mais se adapta até encontrar o certo.