Tamanho do texto

A luz do sol, o calor e a presença de roedores são apenas alguns fatores que podem estragar a comida

Seja por falta de espaço em casa ou porque o tutor não sabe a maneira certa de fazê-lo, a longo prazo a ração de cachorro perde a qualidade, ao ser armazenada de forma errada. Muitos fatores podem prejudicar a comida do pet e o modo como é guardada é um deles. O cão pode até entrar em contato com determinadas doenças se a ração ficar exposta em lugares indevidos e atrair microrganismos.

+Como escolher um comedouro para cachorro?

Aprenda a armazenar corretamente a ração de cachorro
shutterstock
Aprenda a armazenar corretamente a ração de cachorro


A marca da ração de cachorro também influencia na qualidade de vida do animal, mas mais do que isso, ela deve ser mantida em boas condições - até porque esse tipo de alimento é caro. Para não estragar ou fazer mal ao pet, é importante saber em que local, por exemplo, deve ser colocada.  

A alimentação pode até perder suas propriedades nutricionais e estar exposta a agentes infecciosos. Fatores externos também podem prejudicar a comida, como umidade, excesso de sol e luminosidade e chuva, além de insetos que tendem a se aproximar. A má conservação pode levar a sintomas como: vômito, diarreia, apatia, principalmente por causa da intoxicação alimentar.

Para evitar esse tipo de problema, algumas dicas vão auxiliar o tutor que não sabe o que fazer com relação à ração. 

+Biscoitos para cães podem fazer parte da dieta de seu amigo

Aprenda a armazenar corretamente a ração de cachorro
Reprodução/ Shutterstock
Aprenda a armazenar corretamente a ração de cachorro

Logo quando o tutor chega com o pacote de comida em casa, muitas vezes não sabe se divide em recipientes ou mantém na própria embalagem. A primeira dica é: se quiser manter a ração aonde ela veio é necessário manter o pacote sempre fechado. Inclusive, jogar o saco fora pode não ser muito indicado, porque nele há informações importantes, como data de validade e valores nutricionais.

Muitas embalagens vêm com um tipo de "zíper", que permite abrir e depois fechar com facilidade, sem que a comida fique em contato com o ar. Guardar em potes ou outros recipientes pode ser uma opção, desde que a tampa esteja bem fechada e o pacote seja guardado.

Evitar que  o alimento tenha contato com o chão também é importante, para mantê-lo saudável. Além de ter bactérias, pode absorver umidade e empobrecer sua qualidade nutricional. Mas o principal problema é atrair roedores, que por meio da urina pode transmitir certas enfermidades, algumas bem graves como a lepitospirose.

+Veja as comidas comuns que podem matar seu cachorro

Aprenda a armazenar corretamente a ração de cachorro
Reprodução/ Shutterstock
Aprenda a armazenar corretamente a ração de cachorro

O calor e a luz do sol são outros fatores degradantes para a comida. Pode acelerar a ação de bactérias e provocar a perda de nutrientes, por meio de ações enzimáticas. O ideal é colocar em locais frescos e sem muita luminosidade. 

O comedouro também precisa de cuidados. É bom sempre lavar o pote de comida depois que o pet terminar a refeição e isso pode ser feito com detergente e esponja, para eliminar sujeiras, rastros de roedores e agentes infecciosos. Não deve estar no sol ou em ambiente com altas temperaturas, para evitar que a ração estrague. Dê a ração de cachorro apenas na hora que o animal for comer, para não ficar parada muito tempo fora da embalagem.

+Descubra o que você deve fazer se seu cachorro não come ração

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.