Mesmo sendo um animal fofinho e brincalhão, o comportamento de gato pode ser odiado por muitas pessoas; confira o por que disso

Não é segredo para ninguém que os gatos são bichinhos fofos, engraçadinhos e que várias pessoas apreciam a companhia deles . No entanto, o comportamento de gato pode ser irritante, às vezes, eles possuem algumas atitudes que incomodam muito. Por isso,  os donos de gatos são capazes de entender aquelas pessoas que não se sentem bem na companhia desses pets. 

Mesmo sendo um animal fofo, o gato pode surpreender com o seu comportamento
Reprodução Pinterest
Mesmo sendo um animal fofo, o gato pode surpreender com o seu comportamento

Não são apenas os miados de gatos ou os ataques inesperados que podem perturbar você. Fizemos uma lista de coisas típicas do comportamento de gato  que costumam ser utilizadas como explicação pelas pessoas que não gostam desses animais. Conheça então cinco comportamentos inadequados que os gatos possuem e que as pessoas odeiam.

 Gatos arranhando

Esse é um comportamento de gato típico, não importando se o animal é macho ou fêmea. O hábito tem uma explicação: os gatos arranham objetos e portas, por exemplo, para demarcar território. Outro motivo é a manutenção das unhas afiadas. Dessa forma, o ato de arranhar faz parte da natureza desses animais, mas é possível tornar esse comportamento menos irritante. 

Se os móveis arranhados te deixam estressado, uma medida eficaz pode ser manter o gato em locais da casa onde não existem objetos que possam ser danificados ou que não haja problema os que estão ali serem arranhados.  Outra forma de evitar o problema é distraí-lo com brinquedos para gatos, como os arranhadores. 

Comportamento agressivo

O comportamento de gato agressivo pode afastar muitas pessoas
Reprodução Pinterest
O comportamento de gato agressivo pode afastar muitas pessoas

Apesar de serem engraçadinhos, os gatos também podem adquirir, muitas vezes, uma postura mais agressiva, mordendo e arranhando os seus donos, pessoas que não gostam ou até os outros animais. Inclusive alguns ataques surpresas podem ser notados, não é à toa que muitas pessoas o enxergam como animais traiçoeiros. 

Em casos assim, é aconselhável ver quais são as causas para essas atitudes. Algumas vezes pode ser um ferimento em algum local do corpo, mudanças hormonais e até mesmo mudança de local ou rotina do ambiente. Ou seja,  o comportamento agressivo pode ser uma forma de alertar algum problema de saúde. 

Miados de gatos

via GIPHY

Os constantes miados são é um comportamento de gato que irrita muito as pessoas. O barulho agudo e pertinente tira com facilidade a paciência. Alguns donos podem até pensar que é birra. Porém, é pertinente verificar que esses miados podem ser uma forma de chamar a atenção para ganhar carinho, alimento ou alertar para alguns problemas de saúde. Apesar dos gatos e gatas serem animais que demonstram muita independência, o carinho e o contato com o dono são essenciais.

Gatos que não fazem as suas necessidades no local certo

Muitas vezes você prepara a caixa higiênica no local estratégico para o seu bichinho de estimação fazer as necessidades, mas ele teima em não fazer ali. Parece que ele faz questão de irritar você indo direto no sofá, o tapete, um móvel ou até mesmo dentro da máquina de lavar para fazer suas necessidades. 

Nesse caso, tal atitude pode ter relação com mudanças da rotina que afetam o comportamento do animal. Até mesmo o material de limpeza utilizado na caixinha sanitária pode ser um fator que o impeça de utilizá-la.

Bagunça

via GIPHY

Ainda que muitos gatos sejam conhecidos pelo comportamento quieto e despreocupado, em alguns casos eles podem se tornar bagunceiros, subindo em móveis, derrubando objetos, rasgando cortinas, entre outras atitudes nada agradáveis. Nesse caso, tal rebeldia pode ser alguma mudança de rotina na casa, bem como algum objeto mudado de lugar e até mesmo chamando atenção para obter mais carinho.

Os gatos são animais sensíveis e reagem a situações estressantes muitas vezes demonstrando agressividade e rebeldia. Portanto, para amenizar o comportamento de gato que você acha irritante, procure entender o ambiente ao redor e como ele afeta o animal.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.