Manter as vacinas e vermifugação do pet em dia é uma das dicas para manter a imunidade do animal em dia
(Imagem: daily_creativity | Shutterstock)
Manter as vacinas e vermifugação do pet em dia é uma das dicas para manter a imunidade do animal em dia

O sistema imunológico dos pets é responsável por protegê-los contra uma ampla gama de agentes patogênicos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas, que podem causar infecções e doenças. Quando o sistema imunológico está equilibrado , os riscos de contrair doenças são reduzidos, pois o animal fica menos vulnerável.

Entretanto, assim como acontece com os humanos, a má alimentação, o uso de determinados medicamentos, as mudanças bruscas de rotina e situações de estresse provocam alguns episódios de queda de imunidade nos pets, refletido em quadros como distúrbios gastrointestinais, queda acentuada de pelos, lesões de pele e quadros de apatia ou cansaço recorrentes.

O maior alerta sobre a imunidade baixa surge quando o pet passa a ficar doente com uma frequência elevada E, o que fazer nesse cenário?

Pamela Meneghesso, médica-veterinária gerente de produtos da Avert Saúde Animal listou cinco dicas para auxiliar a fortalecer a imunidade dos animais de estimação, além de contribuir para o bem-estar físico e psicológico dos peludos.


1 — Mantenha as vacinas e vermifugação do pet em dia

Manter as vacinas em dia é essencial para que o sistema imunológico do pet esteja sempre alerta e preparado para combater os agentes infecciosos. Já a vermifugação protege os animais contra a ação dos vermes que podem estimular o surgimento de uma série de problemas de saúde.

2 – Atenção ao estresse

O estresse crônico tem impacto significativo no sistema imunológico dos pets, tornando-os mais suscetíveis a doenças. É preciso identificar e minimizar situações que possam desencadear estresse no pet buscando alternativas para que eles lidem da melhor forma possível com os desafios da rotina.

3 — Exercícios físicos devem fazer parte da rotina

Além de ajudar na prevenção de sobrepeso e obesidade, caminhadas frequentes e exercícios com o pet estimulam o cérebro do animal e ajudam na produção dos hormônios de felicidade e bem-estar, diminuindo ativamente o estresse e fortalecendo o sistema imunológico.

4 — Invista em uma nutrição balanceada

Uma alimentação balanceada é uma grande aliada dos pets na saúde e na longevidade. Apostar em rações bem elaboradas, alimentos nutracêuticos e suplementos naturais auxiliam na saúde como um todo e podem dar uma forcinha a mais para manter o sistema imunológico forte.

5 — Betaglucanas são aliadas da imunidade

As betaglucanas são polissacarídeos que compõe a parede celular de leveduras, fungos, algumas bactérias e cereais como aveia e cevada. Elas possuem várias propriedades auxiliares ao fortalecimento do sistema imunológico do animal, estimulando principalmente as células de resposta rápida que atuam contra infecções bacterianas e virais, doenças fúngicas e parasitas intestinais.

Acompanhe o Canal do Pet também nas redes sociais: InstagramX (Twitter) e Facebook .


Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!