Março Amarelo traz alerta sobre doenças renais e urinárias em gatos e cães
Imagem: Arnold.Petersen | Shutterstock
Março Amarelo traz alerta sobre doenças renais e urinárias em gatos e cães

A doença renal crônica (DRC) em animais de estimação é uma condição na qual os rins perdem progressivamente sua função ao longo do tempo. O mês de março é dedicado à conscientização desta doença, já que nossos amigos peludos também podem sofrer com ela. Só para se ter uma ideia, estima-se que a cada três gatos, um terá problema renal ao longo da vida, segundo a Nutripharme.

As causas podem variar, passando desde fatores genéticos e idade avançada, até infecções, pouca ingestão de água, doenças autoimunes, tumores e exposição a toxinas. Muitas vezes o tratamento visa retardar a progressão da doença e aliviar os sintomas, incluindo dieta especializada, medicamentos, fluidoterapia e cuidados de suporte. 

Para falar um pouco mais sobre como identificar os primeiros sinais da doença, Beatriz Pereira, veterinária corporativa da zazuu, startup que oferece serviços de saúde e bem-estar animal por meio de pet trucks, aponta quais são os principais sinais de alerta em relação à doença. Confira:


Mudanças nos hábitos urinários:  atente-se a qualquer alteração nos padrões urinários do seu animal de estimação. Isso inclui aumento da frequência urinária, além da produção do xixi em pequenas quantidades ou com alterações na coloração. Urinar com sangue ou até mesmo fazer as necessidades fora do local correto pode ser motivo de ligar o alerta e contatar um veterinário.

Alterações no apetite:  aumento ou diminuição significativa na ingestão de água e no apetite podem indicar problemas renais. Animais de estimação com doença renal crônica muitas vezes têm sede excessiva devido à incapacidade dos rins de eliminar as toxinas acumuladas.

Perda ou ganho de peso:  mudanças repentinas no peso do seu pet podem ser um sinal de alerta para levá-lo a um veterinário.

Vômitos frequentes:  vômitos frequentes, especialmente se contiverem bile ou sangue, podem ser indicativos de doença renal crônica em estágio avançado. Isso ocorre porque os rins do animal não conseguem filtrar adequadamente toxinas do sangue, o que leva a um acúmulo prejudicial.

Pelagem opaca e sem brilho:  uma pelagem que costumava ser brilhante e lustrosa, mas agora parece opaca e sem vida, pode ser um sinal de problemas renais. A saúde da pele e do pelo está intimamente ligada ao funcionamento adequado dos rins.

Letargia e fraqueza:  animais de estimação com doença renal crônica muitas vezes exibem sinais de letargia, fraqueza e falta de interesse em atividades que antes os entusiasmavam. 

Hálito com cheiro forte e desagradável:  o hálito do seu pet pode fornecer pistas sobre sua saúde geral. Um odor forte e desagradável pode indicar que algo não está bem, especialmente se estiver associado a outros sintomas mencionados anteriormente.

Caso note alguns desses sinais ou sintomas em seu pet, é crucial consultar imediatamente um veterinário para uma avaliação completa. Quanto mais cedo uma doença renal crônica for diagnosticada, maiores serão as chances de gerenciamento e tratamento bem-sucedidos, para assim garantir uma vida longa e saudável ao seu companheiro.

Acompanhe o Canal do Pet também nas redes sociais: InstagramX (Twitter)Facebook.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!