Produtos são formulados com ingredientes utilizados em hidratantes e cremes para humanos
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Produtos são formulados com ingredientes utilizados em hidratantes e cremes para humanos

O segmento pet encerrou 2021 com faturamento de R$ 51,7 bilhões, um crescimento de 27% no comparativo com o ano de 2020, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB). Com isso, o Brasil subiu um degrau no ranking mundial do mercado pet, ocupando hoje o sexto lugar.

O setor segue em expansão por aqui, tanto que só no primeiro trimestre deste ano, o faturamento foi de R$ 58,9 bilhões. Segundo o IPB, a expectativa é crescer 22% só neste ano. Uma boa fatia dessa expansão se deve ao fato de os tutores buscarem cada vez mais produtos e serviços para fins estéticos.

“Hoje os tutores não se preocupam apenas com a saúde e os cuidados básicos de higiene de seus pets, mas também com uma aparência bem cuidada, com o pelo limpo e aparado, perfumado e com os dentes bem tratados”, afirma a empreendedora Carol Vaz, criadora da Dog's Care.

Uma pesquisa realizada pela DataHub, plataforma de análise de dados, confirma as declarações da empresária: o segmento de embelezamento de animais domésticos cresceu 316% nos últimos seis anos. Só no ano passado, o Brasil registrou 22.943 lojas físicas de pet shop, enquanto que em 2016 eram 5,5 mil.

A Dog's Care foi fundada em 2006 e, inicialmente, vendia apenas fraldas descartáveis para cães, contudo hoje já conta com mais de 30 itens entre acessórios, higiene e estética. A empreendedora também decidiu investir em produtos para pets formulados com ingredientes que estão em alta no setor de beleza e de dermocosméticos para humanos. 

“Antes, as pessoas achavam que um shampoo básico já era o suficiente para cuidar dos pets, mas, hoje em dia, elas querem produtos para hidratar, restaurar a cutícula dos pelos , específicos para peles sensíveis, perfumar os animais e ainda buscam ingredientes diferenciados”, explica Carol.

A marca decidiu apostar em um hidratante para focinho formulado com aveia. O cereal, que é visto com frequência em produtos de rotinas de skincare, é capaz de aumentar a hidratação da epiderme, camada mais superficial da pele, pois é rico em vitamina E, que fortalece a barreira cutânea, além de ter potássio, magnésio, ferro e efeito calmante em peles sensíveis.

Já os óleos de coco, argan e abacate, que costumam ser vistos com frequência na fórmula de produtos para cabelo, também são utilizados na composição de um  hidratante para as patas .  “Queremos mostrar que é possível inovar e utilizar novas fórmulas nos produtos do setor pet e fugir do tradicional que entrega baixa performance”, pontua Carol.

Outro ingrediente que virou febre nos últimos anos, e que é utilizado na composição de cremes dentais e hidratantes para cabelos, é o carvão ativado. Nos pets, o produto ajuda no clareamento das manchas que surgem nos dentes.

“Muita gente não tem o hábito de escovar os dentes de seus pets , o que pode ser bastante prejudicial, pois as placas bacterianas e o tártaro são um dos maiores índices de intervenção cirúrgica, então quando o tutor encontra um produto com carvão, algo diferente, ele acaba se empolgando em realizar a higiene bucal de seu pet com maior frequência”, finaliza a empreendedora.

Usando os produtos na prática

O gatinho vira-lata Sushi, de sete anos
Patrícia Almeida/Arquivo Pessoal
O gatinho vira-lata Sushi, de sete anos


A gerente financeira Patrícia Almeida é tutora de duas cachorrinhas yorkshire, a Chérie, de 11 anos, e a Marjo, de 5, além do Sushi, um gatinho vira-lata de 7 anos. Ela afirma que sempre se preocupou com a saúde estética dos pets.

"As cachorras são de pelo longo e exigem atenção redobrada com esses cuidados. Antes, era mais difícil encontrar opções variadas no mercado, mas isso tem mudado. É algo recente", afirma a tutora que traz exemplos de produtos que hoje em dia são mais fácies de serem comprados.

"Hoje já encontramos limpa patas, limpa lágrimas e limpa focinho, por exemplo, que são produtos que não estavam disponíveis antes. Sempre gostei de novidade e tudo o que tem para deixá-los mais bonitos eu vou agregando aos cuidados com eles".


A gerente financeira explica ainda que prioriza consultar um médico veterinário quando vai comprar um produto que vai além da questão estética.

"Alguns produtos já tive indicação de médicos veterinários, como os cuidados com a região bucal e dos ouvidos, por exemplo, que são mais relativos à saúde física, mas no trato estético, geralmente vou testando por conta própria", diz.

Sobre quais os itens ela mais leva em consideração na hora de comprar o produto estético pet para casa, Patrícia afirma que sempre olha a marca, pois prioriza as que ela já conhece, além do resultado final.

"Os ingredientes eu até olho, mas não dou muita atenção, porque não entendo muito a questão da composição do produto. O que mais me pega é o resultado final", afirma a tutora que tem uma página na rede social com mais de 20 mil seguidores em que compartilha a rotina com as yorkshires.


Patrícia conclui que nunca teve problemas com a adaptação dos pets aos produtos, já que eles têm um comportamento dócil e sereno.

"Eles estão acostumados desde filhotes a usar produtos estéticos, então eles não têm dificuldades com isso. Mas às vezes a higiene bucal causa certo desconforto, por exemplo", finaliza.

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