Se engana quem acredita que os animais de estimação não percebem os sentimentos de seus tutores e, muitas vezes, até mesmo os absorvem. Por conviverem em ambientes urbanos e muito próximos das pessoas, os pets também desenvolvem enfermidades que são bem conhecidas entre os seres humanos, como enjoo, cansaço, ansiedade e estresse
.
O uso de óleos essenciais tem crescido cada vez mais no combate a esses males, como uma opção para ajudar a manter o equilíbrio emocional e energético dos animais de maneira natural. "O tratamento pode ser indicado tanto isolado, como associado a outros medicamentos e não possui nenhuma restrição. Ele pode ser aplicado em cães e gatos, que podem apresentar mudanças já nas primeiras aplicações", afirma a especialista Renata Piazera .
Óleos essenciais são compostos aromáticos naturais e temporários derivados de cascas, caules, sementes, flores e raízes de plantas e contêm em sua composição compostos químicos que trazem grandes benefícios. A absorvição pelo animal se dá pelo olfato e pela pele, podendo ser utilizado tanto por inalação, quanto por aplicação tópica e banhos aromáticos.
Seu mecanismo de ação é simples, após o início da terapia com o óleo essencial, substâncias químicas no cérebro são estimuladas e liberadas, o que consequentemente permite a regulação de várias funções no organismo demonstrando muitos efeitos positivos, como em questões comportamentais, redução de ansiedade e estresse, alergias, otites, diversos problemas dermatológicos, prevenção de convulsões, sistema hepático, renal e imunológico.
Você viu?
Dentre os óleos essenciais usados na aromaterapia, o óleo de lavanda se destaca devido às suas propriedades calmantes e relaxantes, sendo um dos mais utilizados em animais de estimação. Além de minimizar o estresse e a ansiedade, é uma terapia natural para pulgas em pequenos animais. Outro benefício é que o mesmo é útil para acalmar a pele irritada ajudando a prevenir infecções.
Assim como a lavanda, o óleo essencial de laranja doce também possui propriedades calmantes. Com perfume cítrico característico, o óleo de laranja doce é uma boa escolha para acalmar a mente e aliviar sentimentos de irritação.
Conhecido por ter um aroma bem marcante, o óleo essencial de hortelã-pimenta é mentalmente estimulante, indicado para aliviar a tensão mental e a fadiga, além de ser útil para enjoos. Outro óleo essencial que fornece uma infinidade de benefícios terapeuticos é o de gengibre, sua principal indicação é para animais que sofrem de algum tipo de náusea, principalmente se associado ao hortelã-pimenta. Além disso, ele auxilia no processo digestivo, podendo ser usado para massagear o pet.
Outro que se destaca entre as espécies aromáticas do gênero, por suas folhas que apresentarem alto teor de óleo essencial, é o capim-limão (também conhecido como erva-cidreira, capim-cidreira, capim-santo e, mundialmente, como lemongrass). Ele apresenta atividade analgésica, anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral, sedativa, digestiva, antirreumática, calmante, antifebril, antiespasmódica, antimicrobiana, repelente de insetos e até mesmo anticancerígenas. Uma boa combinação é misturar com óleo essencial de menta, para aumentar a concentração e capacidade de memorização, tendo em vista os efeitos estimulantes e energéticos dele.