A pele e os pelos dos animais desempenham importantes papéis. Flavio Silva, veterinário da PremieRpet®, explica que enquanto a pele forma uma barreira entre o pet e o meio ambiente para bloquear perigos físicos, químicos e microbiológicos, a pelagem ajuda na proteção da pele, que é o órgão mais extenso e visível do corpo. E não é só isso,  a boa condição dos dois é um indicativo de saúde e bom funcionamento do organismo. 

Diante da importância de pele e pelo para o organismo, os donos devem cuidar muito bem deles para garantir bem-estar e longevidade ao pet. Para isso, boa alimentação, higiene em dia e escovações não podem ser negligenciados. s

Leia mais: Saiba como manter a higiene do cachorro em época de coronavírus

Gato tendo seus pelos escovados
reprodução shutterstock
Ficar atento nos cuidados com a pele e os pelos dos animais é essencial para seu bem estar

Leia também: Doenças de pele são motivo de 32% das idas de cães ao veterinário; como evitar

Entenda a importância dos três principais cuidados (alimentação adequada, manutenção da higiene, e escovação dos pelos) essenciais com a pele e o pelo dos animais de estimação: 

  • Alimentação adequada: nutrição balanceada e de alta qualidade está diretamente ligada com a saúde da pele e do pelo dos animais. Baixas concentrações de zinco, biotina e ácidos graxos essenciais (ômegas 3 e 6) no organismo do pet podem causar descamações e quebras na barreira de proteção da pele (deixando-a exposta a bactérias que causam infecções). O pelo fica opaco e quebradiço. Se o bicho apresentar alergia alimentar, um veterinário deve ser procurado. 
  • Higiene: utilizar o shampoo correto e ter uma frequência de banhos adequadas é o que garante uma boa higiene. Banhos em excesso podem interferir na oleosidade natural da pele do pet, diminuir a barreira de proteção e facilitar infecções. Quando se trata do banho em gatos não existe um consenso. Alguns especialistas acham melhor evitar por conta do estresse, enquanto outros acreditam ser um cuidado indispensável na rotina. É importante consultar o veterinário de confiança para saber qual a indicação para cada pet.
  • Escovação dos pelos: acostumar o pet desde filhote com a escovação diária é de grande importância, já que a prática ajuda a eliminar células mortas e pelos soltos. Para os gatos, essa prática é ainda mais necessária, pois ajuda a evitar as famosas bolas de pelo. A escovação pode ser feita em casa. A escova deve ser adequada para não machucar ou incomodar.



    Veja Também

      Mostrar mais