A pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) fez com que muitas pessoas dessem uma atenção maior para a desinfecção de ambientes , forma de evitar o contágio. Água sanitária, desinfetantes, e limpadores com cloro e álcool, são amplamente recomendados para a higienização, porém devem ser usados com cuidado em casas com animais de estimação por alguns oferecerem perigo de intoxicação para eles. 

Leia também: Saiba como manter a higiene do cachorro em época de coronavírus


Alguns produtos de limpeza podem ser altamente maléficos aos animais de estimação
reprodução shutterstock
Alguns produtos de limpeza podem ser altamente maléficos aos animais de estimação


Graziella Gallo, dermatologista da Amahvet, explica que substâncias como ácidos, amônia e cloro, encontradas em produtos de limpeza podem trazer vários malefícios aos animais de estimação. O contato com a pele pode causar feridas. Além disso, por terem o olfato bastante apurado, os pets são mais sensíveis ao cheiro, o que também pode causar alergias. Sintomas de intoxicação como vômitos, diarreia e dificuldade de respirar também são problemas causados pelo uso desses produtos. 

A gravidade dos sintomas depende do nível de contato do animal com a substância tóxica, o tamanho dele e o grau de toxidade em seu corpo. 

Leia também: Em tempos de coronavírus, entenda a doença em cães e gatos

Para evitar qualquer problema de saúde no pet, Graziella indica produtos que não oferecem risco e também possuem características capazes de manter a casa desinfetada. O álcool puro é um produto que não possui cheiro forte e que higieniza. A melhor forma de usá-lo e manter o animal longe durante o uso e só soltá-lo quando secar. 

Outras opções são produtos mais neutros, como detergente e sabão de baixo Ph, que não apresentam nenhuma substância maléfica para os animais. 

Caso a preferência seja por desinfetantes, existem opções pet friendly, usadas em clínicas e hospitais veterinário e vendidas em qualquer pet shop. Graziella afirma que a opção é ótima para substituir o cloro ou a água sanitária na limpeza. O produto vem concentrado e deve ser diluído em água para o uso. 

A qualquer sintoma de intoxicação o dono do animal deve procurar um veterinário de confianças. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!