A afirmação de um veterinário autraliano tem deixado muita gente perplexa. Sam Kovac disse que nas últimas semanas, a clínica em que trabalha, a The Southern Cross Veterinary Clinic, recebeu três ligações de donos com medo do novo coronavírus em busca de eutanasiar seus animais . Os pedidos foram negados, afinal, não há evidências de que os animais de estimação possam ser contamindados pelo Sars-Cov-2. 

Leia também: Em tempos de coronavírus, entenda a doença em cães e gatos

Muitas pessoas estão preocupadas que os animais de estimação possam ser contaminados ou transmitam o coronavírus
Divulgação
Muitas pessoas estão preocupadas que os animais de estimação possam ser contaminados ou transmitam o coronavírus

"A última coisa que precisamos fazer é criar uma histeria por causa da possibilidade de cães e gatos serem infectados. Se você perguntar para essas pessoas se elas pediriam para que suas avós passassem por eutanásia, elas diriam não. Por que os animais são tratados de forma diferente?", disse Sam ao The Mirror. 

Acredita-se que o medo venha do anúncio de que um cachorro teria sido infectado pelo vírus em Hong Kong , mas o animal não apresentou nenhum sintoma. Claudio Rossi, veterinário e Gerente Técnico da Unidade Pet da Ceva Saúde Animal, afirma que não há evidências de que os pets possam ser infectados pelo vírus. 

“Neste momento, não há indícios de que cães e gatos possam ser contaminados pela cepa de coronavírus que está circulando e preocupando o mundo todo. Também não há evidências da transmissão da doença de animais para humanos e vice-versa”, afirma Claudio. Além disso, o veterinário acrescenta que o coronavírus que atinge cães e gatos são alfa-coronavírus, não transmissíveis a humanos e que não estão associados ao atual surto de coronavírus.

Em locais com casos confirmados, a Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA) recomenda que os tutores lavem as mãos antes de interagir com seus pets e, se estiverem doentes, usem máscaras quando perto deles. O uso de máscaras nos animais não é necessário, muito menos a eutanásia. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!