Quando o animal de estimação fica idoso, ele pode apresentar algumas características da idade: pelagem branca, letargia, perda auditiva, etc . Além desses sintomas, algo muito comum com a idade é o aumento de peso, e com ele podem vir os lipomas. Quem explica sobre eles é a veterinária Caroline Mouco Moretti, fundadora do grupo Vet Popular.

A médica explica que o lipoma em cães é um tipo de tumor, porém, benigno. “O lipoma é um tumor pois ele nada mais é do um crescimento anormal de células gordura. Seu formato costuma ser regular, arredondado, não aderido em musculatura, de aspecto macio”, explica a veterinária. 

O lipoma em cães é mais comum nos idosos e acima do peso
Shuttersock
O lipoma em cães é mais comum nos idosos e acima do peso

Mesmo sendo um tumor , o lipoma é muito mais um problema estético do que prejudicial para o cachorro. Como este tipo é uma divisão excessiva de células de gordura, não existe o risco de metástase. “Assim o classificamos como um tumor benigno já que não existe crescimento acelerado”, explica. Além disso, o lipoma não causa dor ao animal, e por isso muitos não precisam de cirurgia. 

A remoção dessa bola de gordura é indicada quando seu tamanho é muito grande ou a localização está prejudicando o animal, como por exemplo nas patas, barriga e pescoço. “Caso o seu crescimento seja muito rápido, mesmo com característica benigna, não se deve permitir que ele fique tão grande a ponto de causar desconforto para o animal”, explica a veterinária.

Leia também: 10 mitos e verdades sobre pulgas e carrapatos

A causa mais comum para o surgimento do lipoma é o sobrepeso, por isso é normal encontrar essa massa em cães mais gordinhos. “Se o animal está acima do peso é preciso pensar em uma dieta e atividade física para ele, e sempre acompanhar o colesterol e triglicérides para não haver prejuízo maior para outras estruturas afetadas pelo aumento desses índices”, conta. Assim, para prevenir e resolver o lipoma é preciso manter o peso do cachorro dentro do correto. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!