Os donos de animais de estimação - até os que vivem em apartamento - possuem uma preocupação em comum: a infestação por pulgas e carrapatos . Pesquisas mostram que, em tempos mais frios, 5,4% dos cães e 8% dos gatos levados aos consultórios veterinários têm sinais de infestação por ectoparasitas.  Em climas mais quentes, esse número sobe para 27% dos cães e 35% dos gatos.

Um pet se coçando excessivamente pode estar com pulgas e carrapatos
Reprodução/ Shutterstock
Um pet se coçando excessivamente pode estar com pulgas e carrapatos

Esses parasitas podem causar doenças como dermatites, verminoses, anemias, etc - e alguns casos podem ser fatais. As pulgas em cães , por exemplo, podem causar desde perda de peso e de apetite até a infecção por vermes como a Dipilidose Canina, causada pelo dipylidium caninum , o que pode levar a diarreias com vestígios de sangue e, em casos mais graves, ataques convulsivos.

Por isso, o dono precisa ficar atento a coceira excessiva, o que pode sinalizar a presença de pulgas e carrapatos no pet, e conhecer muito bem esses parasitas. A Elanco Saúde Animal esclarece 10 mitos e verdades sobre o assunto. 

1. Os carrapatos promovem infestações em residências

Verdade! Mas isso só acontece com a espécie Rhipicephalus sanguineus, mais conhecida como carrapato marrom de cães, única adaptada a viver e se reproduzir em ambientes internos e residenciais. O problema é que ela é a mais comum no Brasil. 

2. Carrapatos são fortes

É preciso tomar cuidado na hora de retirar o carrapato do pet
reprodução shutterstock
É preciso tomar cuidado na hora de retirar o carrapato do pet

Verdade! No momento em que picam o cachorro ou o gato, os carrapatos inserem suas peças bucais na pele do animal, se fixando nele pela secreção de uma substância semelhante à cola. Por isso, para retirá-los o mais indicado é o uso de medicamentos contra carrapatos. Torcer, agitar ou amassar o parasita não é indicado nesse momento. 

3. O animal pode pegar carrapatos da grama e de animais silvestres

Mito! O carrapato mais comum de cães no Brasil é o carrapato marrom, que é urbano. Ele vive em locais de alvenaria à espera de um cão ou, vem de outro animal infestado que está no mesmo ambiente. 

4. Só devemos nos preocupar com carrapatos quando os vemos 

Mito! Além de muitas vezes ser difícil visualizar os carrapatos quando em pouca quantidade, é muito importante a prevenção! Evitá-los impede o incômodo que eles causam. 

5. Carrapatos são perigosos

Verdade! Os carrapatos marrons podem transmitir muitas doenças, como a babesiose e a erliquiose, que em alguns casos são fatais. No Brasil existe também o  Amblyomma cajennense , carrapato de cavalos, que transmite a febre maculosa, uma doença grave para pets e humanos. 

6. As pulgas são espertas e preguiçosas

Verdade! As pulgas costumam ficar acomodadas em frente a uma fonte de luz esperando pelo seu novo hospedeiro. Quando um cão passa e faz sombra, o parasita salta e chega a seu objetivo. 

7. As pulgas são facilmente percebidas

Mito! O inseto é tão pequeno que 8 pulgas enfileiradas somam apenas 2,5 cm. Assim, quando em pequena quantidade, podem ficar "escondidas" entre os pelos e, muitas vezes, o que se vê são pequenos pontinhos pretos, as fezes das pulgas. Por outro lado, uma pulga adulta pode ser vista andando na pele do animal. 

8. As pulgas usam o pet para disseminar infestações

Verdade! Enquanto estão no pet, as pulgas se acasalam e produzem ovos, que caem do pet e ficam no ambiente (sofá, cama, carpete, etc). Em seis dias, os ovos eclodem em larvas semelhantes a vermes e se alimentam de sangue semidigerido, fezes de pulgas adultas que também caíram pela casa. 

9. As pulgas se reproduzem com muita rapidez

Verdade! As fêmeas começam a depositar ovos entre 24 e 36 horas após começarem a se alimentar de sangue e podem depositar cerca de 2 mil deles. Assim, o volume de parasitas só cresce e, por isso, é importante matar as pulgas antes que depositem ovos.

10. As pulgas mais comuns no cão são as pulgas do cão 

Mito! A pulga mais comum no cão é a  Ctenocephalides felis , a pulga do gato. Os gatos também são infestados pela pulga do cão, o que é mais raro. 

Como prevenir pulgas e carrapatos

O tratamento preventivo é a única forma de garantir a segurança e o bem-estar dos pets. Para isso o dono deve utilizar antipulgas e carrapatos com frequência. Hoje existem diferentes tipos no mercado, que vão desde talco até comprimidos. Converse com um veterinário para saber qual a melhor opção para seu pet , já que a necessidade de proteção e escolha do tipo varia de animal para animal. Certifique-se de que seu amigo está protegido de toda as doenças que esses parasitas podem transmitir. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!