As porquinhas da índia podem engravidar facilmente.  Por isso é sempre importante ficar atento quando elas são colocadas junto aos machos, já que esses animais procriam de forma rápida. Como a gravidez desses roedores dura pouco tempo, muitas vezes os tutores nem percebem que a pet está prenha, e só se dão conta do que aconteceu quando os filhotes já nasceram.

Leia também: Vai fazer uma viagem internacional com seu pet? Atente para as regras

Porém, existem alguns sinais de que a porquinha da índia está grávida, e ao identificá-los, o dono deve tomar certos cuidados para não comprometer a saúde da mãe ou dos filhotes, principalmente na hora de manusear o bicho de estimação. A alimentação e a gaiola também devem receber atenção especial para que a gestação ocorra de forma tranquila. 

Cuidados especiais devem ser tomados com porquinha-da-índia grávida
shutterstock
Cuidados especiais devem ser tomados com porquinha-da-índia grávida


Sintomas de gravidez em porquinhas da Índia

  • Abdômen em formato de pêra;
  • Mais fome e sede;
  • Aumento de peso;
  • Mamas grandes;
  • Possibilidade de sentir o movimento dos fetos ao pegar o animal na mão.

Leia também: Você sabia que existe acne felina? Saiba como identificar e tratar

Para ter certeza absoluta de que a porquinha está prenha, leve-a ao veterinário. Ele irá pedir uma ecografia, que poderá confirmar a gravidez, que dura em média 68 dias, e dizer quantos filhotes a pet está gerando, que pode variar de 1 a 6.

Cuidados com a alimentação da porquinha da índia grávida

A dieta dessas porquinhas deve continuar praticamente igual. Além do feno, frutas, e ração, é preciso adicionar alguns alimentos e tomar cuidado com outros.

  • Feno de alfafa rico em cálcio (muito importante para amamentação);
  • Aumentar a quantidade de alimentos com vitamina C;
  • Evitar salsa, que apesar de boa para uma porquinha não gestante, pode provocar abortos nas que estão grávidas.

Ambiente durante a gestação

Manter a porquinha confortável e sem estresse é superimportante para que não aconteça nenhum problema com ela e com os filhotes. Não é a hora para mudar de casa, nem trocar a gaiola. É bom facilitar a mobilidade da pet, principalmente para se alimentar e beber água, para que ela evite fazer muito esforço. 

Caso tenha mais de um porquinho da Índia, nesse momento é bom separar a prenha do restante, para evitar confrontos. Caso ela se machuque, pode acabar perdendo os filhotes ou adoecendo. Também é melhor separá-los para facilitar a limpeza da gaiola, que precisa estar higienizada corretamente sempre, principalmente durante a gravidez da roedora.

Leia também: Animais fofos com armaduras samurai é a nova moda asiática

Por último, evite manusear a  porquinha da índia  enquanto ela estiver prenha. Esses animais costumam ficar um pouco mais ariscos nesses momentos da vida. Por isso, deixe-a tranquila, e evite pegar os filhotes recém nascidos. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!