Alguns animais têm o costume de hibernar no frio. Ursos, esquilos, ouriços e outros bichos diminuem a velocidade do metabolismo para poupar energia nos meses mais frios ou com escassez de alimento. O que muitos donos de roedores não sabem, é identificar o momento que o hamster hiberna, e por isso muitos desses animais de estimação acabam sendo dados como mortos quando, na verdade, não estão.
Leia também: Esquilo selvagem é pego no flagra roubando comida; assista ao vídeo
Para saber quando o hamster hiberna é preciso entender o motivo disso. Frio, falta de nutrientes e até algumas doenças fazem com que o pet entre nesse estado de letargia, e mesmo sendo "natural" de algumas espécies, permanecer muito tempo nesse sono pode trazer consequências graves para o animal.
Motivos para o hamster estar hibernando
- Temperatura abaixo de 13ºC;
- Falta de vitaminas e nutrientes;
- Desidratação.
Leia também: ONG de gatos resgata mais de 100 felinos em casa no Canadá
O período de hibernação é muito comum no hemisfério norte pelas bruscas quedas de temperatura, e por isso é importante ficar atento nas estações mais frias do ano se você mora em um lugar onde faça frio. Para evitar que o bichinho entre nesse estado vale a pena investir em luzes de calor e cobertores térmicos para a gaiola.
A falta de alimento próprio e água fresca também pode ser muito prejudicial. Por isso, sempre procure dar rações específicas e de boa qualidade, legumes e frutas para o hamster. Se perceber que ele anda mais inativo do que de costume, vale a pena levá-lo ao veterinário para saber se o animal precisa de suplementação alimentar.
Caso ele já esteja hibernando, não deixe que ele permaneça dormindo. Esquente uma toalha com o ferro de passar roupa (não muito quente) e enrole o animal nela. Isso pode levar algumas horas para fazer efeito, mas quanto menos tempo o hamster estiver hibernando, melhor para sua saúde, já que é muito difícil que eles sobrevivam ao período.
Como identificar se o hamster está hibernando
- Animal encolhido;
- Aparenta estar dormindo;
- Respiração e batimentos cardíacos quase imperceptíveis;
- Temperatura do corpo fria.
Leia também: Torção gástrica em cães é uma das principais causas de morte dos pets
Para saber se o animal está respirando e com o coração batendo, coloque-o bem perto do ouvido, ou utilize um estetoscópio, se tiver um em casa.
Agora que você já sabe como descobrir quando seu hamster hiberna, ficou mais fácil de cuidar do animal nas estações frias. Caso você não consiga identificar a respiração ou os batimentos do pet, vale a pena levá-lo ao veterinário para ter certeza de que o animal está vivo e não correr o risco de se desfazer dele. A raça mais comum que pode hibernar é a dos hamsters Sírios, uma das mais populares no Brasil.