Tamanho do texto

As articulações é uma área que merece bastante atenção, pois se desgastam ao longo dos anos e pode provocar sérios problemas

Assim como nós, os animais irão envelhecer um dia e a saúde, consequentemente, ficará mais fraca. As articulações do cachorro, por exemplo, é uma área do corpo que merece bastante atenção, pois se desgastam ao longo dos anos e acabam roçando entre si. Dessa forma, o pet passa a sentir muita dor.

Leia também: Artrite e artrose em cachorro? É possível prevenir e tratar

A consequência disso será dificuldade para andar, brincar e realizar ações simples dia a dia. Além disso, o equilíbrio e a sua relação com outros animais ficará prejudicada. Para evitar esses problemas, é importante cuidar desde cedo das articulações do cachorro , permitindo que ele chegue forte e saudável à "terceira idade". 

Mas como fazer isso? Em geral, as causas dos problemas nas articulações estão relacionados a falta de exercícios, obesidade e má alimentação, portanto, os cuidados normalmente giram em torno desses temas. 

Melhorando a alimentação do cão

Em geral, as causas dos problemas nas articulações do cachorro estão relacionados a falta de exercícios, obesidade e má alimentação
Reprodução/ Redes Sociais
Em geral, as causas dos problemas nas articulações do cachorro estão relacionados a falta de exercícios, obesidade e má alimentação

A alimentação é um dos primeiros requisitos a ser atendido para melhorar as articulações. Consulte um veterinário especialista em nutrição para criar uma dieta que atenda as necessidades de seu pet. Em alguns casos, é preciso oferecer suplementos vitamínicos para suprir determinados nutrientes.

Para garantir a saúde articular normalmente é recomendado ingerir vitaminas A, C e D:

  • Vitamina A: antioxidante e reduz os danos que os radicais livres possam causar nas articulações. Também previne perda de mobilidade e diminui a inflamação. 
  • Vitamina C: além de ser antioxidante, promove a síntese interna do colágeno, uma proteína que forma a cartilagem e está presente em todas as articulações.
  • Vitamina D: essencial para a absorção do cálcio e fixação no tecido ósseo, ou seja, ajuda no fortalecimento dos ossos e evita o desgaste articular. 

Jamais ofereça suplementos vitamínicos sem a supervisão do veterinário. Só ele pode dizer qual o melhor produto e por quanto tempo usar. 

Leia também: Displasia coxofemural afeta as articulações do pet e é dolorosa

Exercícios físicos como aliado

A natação é uma atividade recomendada e extremamente benéfica nesses casos, pois exercita todas as partes do corpo e reduz as dores
reprodução shutterstock
A natação é uma atividade recomendada e extremamente benéfica nesses casos, pois exercita todas as partes do corpo e reduz as dores

Os exercícios físicos , junto com uma boa alimentação, são essenciais para garantir a saúde articular . Além de ajudar na resistência e flexibilidade das articulações, fará com que cão perca o excesso de peso. Por isso é muito importante levar o pet para caminhar todos os dias e brincar sempre que puder.

A natação é uma atividade recomendada e extremamente benéfica nesses casos, pois exercita todas as partes do corpo e reduz as dores. Caso não tenha piscina em casa, inscreva seu amigo em um clube que aceite animais. 

Outras formas de cuidados

Massagens são altamente recomendadas, principalmente para os animais que já sofrem com dores articulares
reprodução shutterstock
Massagens são altamente recomendadas, principalmente para os animais que já sofrem com dores articulares

Massagens são altamente recomendadas, principalmente para os animais que já sofrem com dores articulares, pois melhora a circulação sanguínea e diminue a inflamação. Disponibilizar uma cama confortável para que o bichinho alivie a tensão das articulações também é uma opção. 

Leia também: Fisioterapia veterinária é ótima para melhorar a saúde ortopédica do pet

Caso o problema nas articulações do cachorro seja grave, como artrite degenerativa, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária. Em situações assim, o uso de medicamentos não será suficiente para evitar maiores danos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.