Cachorro com olho vermelho é uma condição que costuma preocupar os donos, principalmente porque essa é uma região do corpo bem delicada. Quando a vermelhidão está afetando a estrutura concreta do globo ocular, ou seja, a parte branca do olho, é uma condição conhecida medicamente como episclerite.

Leia também: Pet com olho irritado? Ele pode estar com terçol canino

A episclerite é uma inflamação que pode se apresentar como um engrossamento generalizado no globo ocular ou como um pequeno nódulo inflamado, mas de localização definida. Não precisa ficar preocupado se encontrar seu cachorro com olho vermelho , pois é uma condição benigna e com um bom prognóstico. 

Apesar de tudo, é sempre importante consultar o veterinário mediante qualquer alteração no funcionamento do organismo. Se ele poderá dar o diagnóstico correto do problema e receitar o melhor tratamento. 

Sintomas de episclerite canina

A episclerite é uma inflamação que pode se apresentar como um engrossamento generalizado no globo ocular ou como um pequeno nódulo inflamado, mas de localização definida
reprodução shutterstock
A episclerite é uma inflamação que pode se apresentar como um engrossamento generalizado no globo ocular ou como um pequeno nódulo inflamado, mas de localização definida

Se seu companheiro estiver com espiclerite , você começará a notar alguns sintomas, como a irritação dos olhos, a intensa vermelhidão, coloração alterada da parte branca do globo ocular que pode ir desde um tom rosado até o marrom e nódulo no olho ou engrossamento generalizado.

Além disso, pode ser que o cachorro também fique muito tempo com o olho afetado fechado. Quando a inflamação está em estágio avançado, o animal demonstra sinais de mal-estar e dor. Assim que notar qualquer um desses sintomas, leve seu pet ao veterinário.

Leia também: Conheça as doenças oculares que podem causar cegueira nos pets

Tratamento para cachorro com olho vermelho

O tratamento para cachorro com olho vermelho geralmente se restringe a colírios e pomadas oftálmicas, podendo incluir diferentes princípios ativos
Reprodução/ Shutterstock
O tratamento para cachorro com olho vermelho geralmente se restringe a colírios e pomadas oftálmicas, podendo incluir diferentes princípios ativos

São diversos os motivos que causam uma inflamação da episclera. Algumas são de fácil tratamento, como a conjuntivite, já outras têm um prognóstico mais complexo, como o glaucoma. Por isso, a avaliação veterinária é imprescindível para descobrir a real causa da episclerite e determinar o melhor tratamento. 

Por sorte essa condição não costuma ser grave e é facilmente solucionada com os medicamentos certos. Contudo, a atenção veterinária deve ser imediata, pois se a inflamação não for tratada e acabar se agravando, complicações surgirão e será pior para o pet. 

O tratamento geralmente se restringe a colírios e pomadas oftálmicas, podendo incluir diferentes princípios ativos. O mais comum é incluir componentes anti-inflamatórios e analgésicos, mas quando o quadro é grave, é adicionado cortisona na composição, um dos anti-inflamatórios mais fortes. Porém, podem ocorrer efeitos colaterais o uso dessa substância.

Leia também: Aprenda a limpar e cuidar da remela nos olhos do cachorro

O tratamento para cachorro com olho vermelho pode ser administrado em casa e é importante que o dono siga corretamente as indicações do veterinário. Se o quadro se agravar ou outro problema surgir, não hesite em levar seu bichinho ao médico. Pode ser que o medicamento não esteja dando efeito e precise ser trocado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!