O problema de desnutrição pode atingir qualquer animal, sendo mais recorrente nos que vivem na rua. Entretanto, bichinhos de estimação não estão livres dessa condição só porque tem um lar. No caso dos gatos, por exemplo, eles podem ficar desnutridos se estiverem ingerindo a ração errada ou possuírem alguma doença. 

Leia mais:  Plano de saúde animal: como funciona e as vantagens de ter um

Se você perceber que seu bichano está mais magro do que o normal, agindo de modo diferente e com pouca energia, fique atento. Ele pode estar com problemas de saúde que, se não forem tratados rapidamente, chegarão a um estado mais grave, como a desnutrição

Identificando as causas da desnutrição

Por mais que os gatos escondam bem seus problemas de saúde, ele não será capaz de camuflar o fato de estar desnutrido, já que os sinais são bastante visíveis. O primeiro deles é a excessiva perda de peso e ossos evidentes. Depois a pele vai ficando mais seca e escamosa, os músculos se enfraquecem, a energia diminui e a consistência das fezes muda. Ele também pode parar de ser limpar e ficar letárgico.

A desnutrição é uma doença séria e que precisa ser tratada rapidamente, antes que origine outros problemas de saúde
reprodução shutterstock
A desnutrição é uma doença séria e que precisa ser tratada rapidamente, antes que origine outros problemas de saúde

Se esse quadro se agravar, outros problemas de saúde começam a surgir, como oculares, de pele e até do coração. Mas como os gatos chegam a esse estado?

As causas dessa condição são principalmente duas: falta de alimento ou transtornos na absorção de nutrientes. E, muitas vezes, o que está levando a essa situação são doenças. Existe diversas patologias que fazem o gato perder o apetite e emagrecer excessivamente. Insuficiência renal, hipertireoidismo, cáries, pancreatite, doença de fígado gordo, doenças virais e bacterianas são alguns exemplos. 

Recorra ao veterinário

Se perceber que seu gato está demonstrando sintomas de desnutrição leve-o imediatamente ao veterinário. Esta doença é séria e pode gerar outros problemas médicos graves. Assim que chegar à clínica, o profissional fará diversos exames, como de sangue e urina, para identificar o que esta causando a perda de peso. Esses resultados são importantes também para descobrir se o gato está sofrendo com outras patologias.

Veja também:  Seu gato arranca o pelo? Descubra o que está causando esse comportamento

Após o exame, o veterinário iniciará o tratamento. Provavelmente receitará medicamentos e fará um plano alimentar, podendo sugerir suplementos. Esteja ciente que, se o quadro for grave, o bichano pode ser internado. Será necessário recorrer à nutrição parental — realizada por via intravenosa —, pois apenas remédios e mudar a dieta não serão suficientes. 

Mudando o plano alimentar

Após a visita ao veterinário, é preciso mudar o plano alimentar e fazer seu gato ganhar peso. Geralmente, o indicado são alimentos com alto teor de proteínas de origem animal.  Certifique-se de que hidratos de carbono, como trigo e milho, não estejam entre os ingredientes principais. De qualquer forma, é importante seguir a dieta montada pelo profissional, pois ela foi pensada para cobrir todas as carências alimentares do felino. 

A desnutrição é uma doença séria e que precisa ser tratada rapidamente, antes que origine outros problemas de saúde
reprodução shutterstock
A desnutrição é uma doença séria e que precisa ser tratada rapidamente, antes que origine outros problemas de saúde

É interessante começar com um pouco de ração úmida, pois é mais fácil de comer e apetitosa. Se não quiser oferecer algo industrializado, opte por comida caseira. Carne é essencial para a dieta de um gato desnutrido , pois contém vitamina A e proteínas, necessárias para a melhora da saúde. 

Diminua o consumo de peixe, fígado e atum nesse período. Os bichanos adoram esses alimentos, mas eles não são indicados para o tratamento. O consumo excessivo de peixe pode desenvolver deficiência de tiamina e do fígado, levando toxicidade nas vitaminas. Já o atum causa a deficiência de vitamina E, podendo eventualmente desnutrir o animal. 

Leia mais:  Quais são os prós e contras da ração úmida para cães e gatos?

É importante aumentar a quantidade de comida gradualmente. Não adianta encher o pratinho, isso fará com que ele coma em grandes quantidades um alimento que não está acostumado. O organismo dele não irá aguentar esse choque e o gato pode vomitar.

A melhor solução é oferecer porções pequenas e frequentes. Dessa forma, o aumento de peso será gradual e não fará mal a saúde. Para ter certeza de que o bichano está engordando, é interessante comprar uma balança e ir pesando ele semanalmente. 

Suplementos vitamínicos

Se você notar que o novo plano alimentar não está funcionando, leve-o novamente ao veterinário. A saída pode ser suplementos vitamínicos. Hoje em dia são facilmente encontradas vitaminas específicas para gatos em diversos formatos: pasta, gel, guloseima e cápsulas. 

Estes produtos foram desenvolvidos para combater problemas de carência nutricional. Além disso, existem outras vantagens em administrar vitaminas, tais como prevenir doenças secundárias a um déficit vitamínico; ajudar o organismo a manter suas funções vitais; apoiar as funções do sistema imunológico; favorecer na assimilação dos macronutrientes; e até induzir ao aumento de apetite. 

A desnutrição é uma doença séria e que precisa ser tratada rapidamente, antes que origine outros problemas de saúde
reprodução shutterstock
A desnutrição é uma doença séria e que precisa ser tratada rapidamente, antes que origine outros problemas de saúde

Apesar de o suplemento vitamínico parecer uma solução mágica para o problema, eles não devem ser oferecidos sem a recomendação de um médico. Ele saberá qual produto é o melhor para o estado do animal e a dosagem correta. Lembre-se, a automedicação é uma prática irresponsável e arriscada dos donos, colocando em risco a vida do bichinho. 

Veja também:  Como exercitar os gatos e garantir uma melhor qualidade de vida para eles

Tratando os problemas relacionados à desnutrição

Se por causa da desnutrição o gato desenvolveu outros problema de saúde, é preciso tratá-los também. Só fazer o bichano aumentar de peso não irá curar essas doenças. Siga as recomendações de tratamento corretamente para controlar a patologia, administre os medicamentos prescritos e não deixe de fazer visitar regulares ao médico para acompanhar a evolução do tratamento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!