Se você já desmaiou ou já viu alguém passar por isso na sua frente sabe que ocorre uma perda momentânea da consciência, os musculos relaxam e ficam sem movimento, ou seja, a pessoa perde o poder de reação por algum tempo. A situação é bastante desesperadora e a adrenalina faz com que fique difícil saber o que é o mais certo a fazer. Com os animais não é diferente e neles o desmaio também pode ser chamado de síncope.  

+Você pode salvar um cachorro engasgado com algumas dicas

O desmaio em cães é perigoso e o tutor precisa saber como reagir
Reprodução/ Redes Sociais
O desmaio em cães é perigoso e o tutor precisa saber como reagir



O desmaio em cães pode ter diferentes causas, todas elas representam problemas que precisam ter uma atenção especial do tutor. A mais comum delas são as falhas no coração, ou seja, alguma arritmia ou doença no músculo do órgão, o que afeta no bom funcionamento de todo o sistema corporal. Mas existem outros fatores como:

  • Doenças neurológicas: dentro dessa condiação há uma lista de doenças e pode ser considerada a que possui diagnóstico mais difícil. Mudanças de comportamentos podem estar atreladas ao fato de o animal desmaiar
  • Hipoglicemia: quando o animal está com uma baixa taxa de açúcar no sangue, o que faz com que ele fique fraco, sonolento e com batimentos cardíacos lentos. Qualquer esforço maior pode ser a causa para o desmaio, já que o cérebro não recebe energia o bastante para manter seu funcionamento. Assim, as perdas de consciência podem ocorrer como um modo de o próprio corpo do animal tentar preservar o seu cérebro. 
  • Anemias: nos animais essa doença é a diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos, as células que transportam sangue para todos os órgãos, essa situação é bastante preocupante e deixa o bichinho bastante abatido. As células cerebrais entram em hipóxia, sofrendo por não receber oxigênio e provocando a perda da consciência do animal. A hemorragia também caracteriza falta de oxigênio.
  • Distrição respiratória: é uma alteração nos movimentos de respiração, geralmente ela se torna muito ofegante e prejudica a chegada e destribuição de oxigênio. 

+Seu pet está com desidratação? Confira o que fazer

Saiba como agir em caso de desmaio de cães e gatos
Reprodução/ Redes Sociais
Saiba como agir em caso de desmaio de cães e gatos



A causa propriamente dita do desmaio só é concluída a partir da análise de um veterinário. Isso envolve uma avaliação com um cardiologista, assim como consultas com neurologistas e hematologistas também podem ser indicadas para se obter um diagnóstico ainda mais preciso. 

+Seu cachorro está com afta? Veja como tratar

Se um episódio desse ocorrer, é fundamental que se busque um hospital veterinário bem estruturado, com boas condições de receber um cão ou gato que tenha apresentado o quadro. Deve inclusive contar com médicos veterinários capacitados para identificar as causas do problema e indicar o melhor tratamento. 

Saiba como agir em caso de desmaio de cães e gatos
shutterstock
Saiba como agir em caso de desmaio de cães e gatos


Como socorrer o pet desmaiado

O primeiro passo é não se desesperar. Não adianta dar leves tapas no rosto do animal ou jogar um pouco de água. A solução mais eficaz é levá-lo até o veterinário mais próximo, para isso mantenha o pescoço dele estendido, para que os canais respiratórios estejam livres e ele retorne a consciência o mais rápido possível. 

Tratamento

Para tratar o problema, podem ser indicados procedimentos com o uso de oxigênio, soros e medicações. Exames de imagem como ultrassonografia, radiografia, tomografia e ressonância magnética dão ainda mais certeza do que fazer nessa situação. Além disso, exames de sangue e a avaliação do coração do animal por meio de eletrocardiograma e ecocardiograma também auxiliam a saber o motivo e como agir depois do desmaio.

Maior probabilidade

+Seu cão está com tosse? Pode ser um sintoma ou uma doença

Determinadas raças de cães como Schnauzer, Poodle, Pastor Alemão, Boxer, Dogue Alemão, São Bernardo e Dobermann, entre outras, podem ter mais tendência para os problemas de saúde que causam o desmaio. Entre os felinos, as raças de origem asiática tendem a ser mais afetadas. Claro que isso não exclui a possibilidade de outras raças ou SRDs serem afetados. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!