É um problema que parece simples, mas pode ser bem grave

Por mais que muitos tutores pensem que a tosse indica que o cão está doente, isso pode ser uma má impressão. Esse problema de saúde em cães pode significar desde uma doença até algo preso no esôfago e é bom estar atento.

+O que acontece quando os pets têm doenças renais?

Muitos cães morrem de medo de ir ao veterinário
shutterstock
Muitos cães morrem de medo de ir ao veterinário


Apesar de a tosse parecer um problema comum e inofensivo pode ser um sintoma de doenças caninas e a maioria delas exige tratamento rápido. É importante levar o cão ao veterinário caso ele esteja com uma tosse frequente, uma vez que suas vias aéreas podem estar obstruídas por algum objeto ou comida, podendo até machucar sua traqueia ou esôfago. Talvez seja algo mais passageiro, que bebendo muita água saia, mas pode machucar o pet, que não tem como te avisar claramente que está com dor.

Identificar como é a tosse e se de fato é esse o problema é fundamental. Sons como engasgos ou chiados podem ser confundidos com tosse e o tutor pode interpretar o sintoma de forma errada.

Se for uma tosse alta e aguda, geralmente pode representar alguma doença na traqueia e nos brônquios. Quando o animal puxa a coleira, por exemplo, ele emite esse tipo de som, que é facilmente identificável. A tosse curta pode ser sinal de fluídos nos pulmões (edema), já a mais úmida pode apontar uma infecção pulmonar ou insuficiência cardíaca congestiva.

Saber qual o estado do cão é essencial para passar as informações corretas ao veterinário. 

+Humanos e animais podem ter doenças em comum; saiba quais

Seu cão está com tosse? Pode ser uma sintoma ou uma doença
Reprodução/ Redes Sociais
Seu cão está com tosse? Pode ser uma sintoma ou uma doença


Tosse de canis

Essa é uma doença infecciosa semelhante à gripe humana, causada pela bactéria Bordelha Bronchiseptica e dois vírus, o Parainfluienza e o Adenovírus. Esses agentes podem agir por conta própria ou em conjunto e atacam principalmente animais com menor resistência, como filhotes e cães anêmicos ou com verminoses.

Sintomas como falta de apetite, secreção nos olhos, febre, além de outros da gripe humana, podem indicar essa enfermidade. O animal doente normalmente tem uma tosse mais seca e às vezes libera uma espuma branca na tosse junto ao vômito. 

É bom lembrar que a tosse do cão de origem bacteriana é uma zoonose, ou seja, existe contágio cão-humano. Embora esse tipo de transmissão seja mais rara, se seu cão estiver com algum sintoma dessa doença, leve-o imediatamente ao veterinário, para evitar a contaminação tanto em humanos quanto em outros cães.

O tratamento costuma ser à base de antibióticos, anti-inflamatórios e repouso. Além disso, o animal deve ficar afastado de outros bichinhos e ter suas roupinhas e utensílios lavados regularmente, pra evitar o contágio. 

Seu cão está com tosse? Pode ser uma sintoma ou uma doença
Reprodução/ Redes Sociais
Seu cão está com tosse? Pode ser uma sintoma ou uma doença

+Você conhece as doenças de pele em cães que são mais comuns?

Sintoma de doença cardíaca 

A tosse é também sintoma da Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), um problema grave que nem todo mundo imagina que possa gerar esse incômodo no cão.

A ICC é basicamente uma falha no fluxo de sangue, que normalmente seria do átrio para o ventrículo, mas com  a insuficiência ele volta do ventrículo para o átrio, causando uma espécie de “sopro”. Problemas genéticos ou até bactérias podem ser a causa essa doença cardíaca.

Se o cão estiver com uma tosse seca e engasgada isso pode sinalizar problemas cardíacos. Normalmente esse sintoma vem acompanhado de cansaço fácil, cianose (língua roxa) e falta de ar, devido à falta de oxigênio que essa deficiência do fluxo sanguíneo causa.

O tratamento deve ser realizado com antecedência, porque geralmente é uma enfermidade que acomete cães mais velhos e frágeis. O diagnóstico da doença é indicado por exames como radiografias e ecocardiogramas.

Seu cão está com tosse? Pode ser uma sintoma ou uma doença
Reprodução/redes sociais
Seu cão está com tosse? Pode ser uma sintoma ou uma doença

+Seu filhote pode ter hipoglicemia e é importante saber o que fazer

Antidiuréticos e anti-hipertensivos são aplicados no tratamento do ICC, junto de uma dieta balanceada.  A recomendação é que o cachorro fique em repouso e se exalte o menos possível, para a recuperação ser mais rápida. A ICC não tem cura, mas se o cachorro for tratado adequadamente, ele ganha ganha anos de vida saudável.

Se seu cão está com uma tosse dessas é bom procurar um veterinário, para evitar que o problema se agrave e que o tratamento atrasado prejudique ainda mais a saúde do pet.



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.