Tamanho do texto

Esse tipo de inflamação pode causar dores agudas no pet e merece atenção

As unhas dos cães funcionam exatamente como as dos humanos: crescem com bastante intensidade e devem ser cuidadas. Principalmente, para evitar determinados problemas como uma unha encravada. Apesar disso, certos animais não precisam necessariamente tê-las sempre aparadas, já que podem desgastá-las em passeios. No entanto, os pets que não costumam ficar muito tempo ao ar livre não conseguem gastar o excesso e precisam de mais cuidados.

+Aprenda como se defender de um ataque de cachorro bravo

Saiba como tratar a unha encravada em pets
Reprodução/ Pinterest
Saiba como tratar a unha encravada em pets


A atenção com essa parte é essencial, porque as unhas podem encurvar e consequentemente atingir a pele do animal, causando uma espécie de unha encravada . Isso é mais recorrente no dedinho lateral da pata do cachorro, à medida que não tem contato com o chão, dificultando o desgaste. Além disso, cães com pelo longo também podem sofrer com essa inflamação mais frequentemente, uma vez que a pelagem pode dificultar a visualização das unhas destes pets.

Esse tipo de inflamação pode dificultar o movimento do cão, que pode começar a mancar. Ele também tende a lamber a pata machucada excessivamente, podendo desenvolver feridas. Sinais como estes podem indicar uma unha inflamada, mas para se ter certeza é necessário se aproximar do animal.

+Carrapato em cães: conheça os riscos e saiba o que precisa ser feito

Saiba como tratar a unha encravada em pets
Reprodução/ Redes Sociais
Saiba como tratar a unha encravada em pets


O que fazer para ajudar o animal?

O pet pode sentir muita dor com esse tipo de problema e, por isso, é difícil ele deixar seu tutor ver ou mexer na ferida. O ideal seria conter o animal de forma que a pessoa consiga ver. Se for preciso, é indicado que outro indivíduo ajude a segurá-lo, e colocar um cone no pet é recomendável para evitar que ele fique lambendo o local machucado.

Unhas aparadas

O primeiro passo é retirar a unha encravada, aparando-a com um cortador de unha específico para animais. Mas é importante tomar cuidado máximo para não atingir o sabugo da unha, localizado na parte rosada, já que nesta área concentram-se vários vasos sanguíneos. Se essas regiões forem atingidas, o pet pode perder sangue e sentir dor.

Saiba como tratar a unha encravada em pets
Reprodução/ Redes Sociais
Saiba como tratar a unha encravada em pets


Lavando a patinha

Depois de cortar a unha do animal, é possível que ela sangre por causa da infecção, o que pode não ser tão ruim já que ajuda a limpar o ferimento. Em seguida, é ideal passar água morna e sabão antisséptico, evitando que se desenvolva uma nova inflamação.

+Seu cachorro está fazendo fezes com sangue? Tome muito cuidado!

Qualquer dúvida que o tutor tenha com relação a esse procedimento deve ser sanada com um especialista ou veterinário. A unha encravada pode parecer algo simples, mas incomoda bastante o animal, com dores agudas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.