Existem inúmeras doenças que afligem  tanto seres humanos como os seus bichos de estimação - e outros animais no geral. Uma delas é a epilepsia canina, enfermidade que pode acometer diversos pets.

A epilepsia canina é uma realidade para muitos pets, mas o tratamento é simples de ser feito
shutterstock
A epilepsia canina é uma realidade para muitos pets, mas o tratamento é simples de ser feito

A epilepsia canina é causada, basicamente, por descargas elétricas no cérebro, o que faz com que o animal perca, por um breve momento, a coordenação ou o controle de seus movimentos.

Tratamento com homeopatia para animais é eficaz e não possui efeitos colaterais

A doença pode ser tanto genética, e geralmente os primeiros sintomas aparecem até os três anos do cachorro , quanto adquirida, que surge como sequela de algum incidente ou outro problema de saúde - como cinomose , traumatismos cranianos e casos de intoxicação grave.

Sintomas

Independente da origem da epilepsia , os sintomas são os mesmos: convulsões. Os ataques podem vir em graus variados. Quando eles são leves, o cão faz movimentos desordenados da cabeça e salivam excessivamente.

Em casos mais graves, os movimentos são bem mais visíveis. Em episódios extremos de um ataque epiléptico, o cão cai no chão, geralmente de lado, movimenta as pernas como se estivesse pedalando, saliva bastante e pode até mesmo chegar a urinar.

Em casos extremos, os animais deitam no chão e se mexe involuntariamente durante as convulsões
shutterstock
Em casos extremos, os animais deitam no chão e se mexe involuntariamente durante as convulsões

Os ataques podem durar apenas alguns segundos ou mesmo vários minutos - e também pode ser que em certos casos podem acontecer uma série de convulsões com pequenos intervalos de tempo. Ainda, de maneira rara, pode acontecer um ataque isolado - sem causa conhecida - que nunca mais irá se repetir.

Ao contrário do que é feito com seres humanos, quuando seu pet tiver uma convulsão não é preciso segurar o animal ou segurar a língua dele. Basta esperar o ataque cessar naturalmente e tomar cuidado para que ele não se machuque com os objetos ao redor dele, como um vaso por exemplo.

Sabia que cachorros podem ter espinha?

Se algum desses sintomas se manifestar em seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário para que ele possa fazer o diagnóstico correto e definir o tratamento que deverá ser seguido.

Cuidados

Como a epilepsia não tem cura e cada ataque vem de maneira mais forte e prolongada, é preciso tomar certos cuidados para manter a saúde do bicho em dia. O uso de medicamentos é fortemente recomendado para controlar a doença.

A forma líquida é considerada a mais fácil de dar remédio para cacahorro
shutterstock
A forma líquida é considerada a mais fácil de dar remédio para cacahorro

Outro ponto importante é evitar o cruzamento entre animais epiléticos, para que não ocorra a perpetuação da epilepsia do tipo genética.

O cão epilético, mesmo tendo que tomar uma série de remédios durante toda a sua vida, pode ter uma rotina perfeitamente normal - repleta de brincadeiras, passeios e tudo mais que ele goste de fazer.

Mesmo que alguns anticonvulsivantes causem um pouco de sonolência nos pets, isso não interfere nas atividades cotidianas.

Em casas com escadas e piscinas, é preciso ter cuidado redobrado para que o seu cachorro não sofra consequencias fatais durante um ataque, como cair escada abaixo ou se afogar na piscina.

Queda de pelo e muita coceira? Saiba como tratar a dermatite canina

Por último, a epilepsia canina não é transmissível - nem entre os animais e muitos menos aos humanos. Não é preciso abandonar o seu pet ou isolá-lo do convívio com outros bichos. Basta fazer o acompanhamento médico veterinário devido que a vida será normal - tanto para os donos quanto para os cães.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!