Seja para seres humanos ou animais, urinar sangue nunca é um bom sinal. No caso de cães e gatos, essa condição tem um nome específico: hematúria. A doença, que na verdade é um sintoma, é causada por diversos motivos diferentes.
Seja qual for a causa da hematúria , o importante é sempre ficar atento ao xixi do seu pet e em qualquer sinal de problema levá-lo ao médico veterinário, uma vez que mesmo que o causador do sangue na urina possa ser fácil de se resolver, ele também pode ser algum problema mais grave.
Leia mais: Conhece a Doença de Lyme? Ela também pode ser um risco para os animais
Veja as principais causas desse sintoma:
Cálculos urinários
As famosas pedras também podem afetar a saúde dos bichinhos. Dor intensa e dificuldade para fazer xixi, além, é claro, do sangue na urina, são um sinal da presença de cálculos urinários nos rins ou na bexiga do seu pet.
Atropelamento
É claro que se o seu animal for atropelado - ou sofrer uma queda ou mesmo participar de uma briga - você o levará para o veterinário. Mas além das torções e fraturas, que são visíveis em sua grande maioria, esse tipo de acidente também pode causar trauma interno nos órgãos, e a hematúria é um bom jeito de observar se isso ocorreu.
Leia mais: Intoxicação em gatos não ocorre apenas por meio de venenos
Cistites
Tanto as infecciosas como as inflamatórias podem ser as responsáveis pelo seu gato ou pelo seu cachorro urinando sangue .
Parasitas
Entre os muitos problemas que o dioctiophyme renalle pode causar ao se alojar no trato urinário do seu cãozinho ou do seu gatinho, está causar sangramentos internos que sairão no xixi.
Tumores
Tanto faz se são benignos ou malignos, tumores podem causar dores na região abdominal, dificuldade para urinar e a presença de sangue na urina.
Leia mais: Aprenda a usar os antibióticos para gatos da maneira certa
Envenenamento
Infelizmente, o envenenamento de animais é mais comum do que deveria, e ele acontece de forma acidental e intencional. Se você ver o seu gato urinando sangue , esse pode ser um dos motivos, já que eles vivem soltos pela rua e é difícil controlar o que eles comem. É claro que isso pode acontecer com seu cão também. Em casos extremos, o consumo de substâncias tóxicas leva ao óbito.
Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos
A Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos, ou DTUIF, acomete majoritariamente gatos machos e faz com que o organismo dos felinos não dissolva mais os minerais presentes em seu trato urinário, formando as pedras citadas acima e o consequente acúmulo delas na região, bloqueando o fluxo da urina, além de levar os bichanos a morte se não tratada corretamente. O primeiro sintoma é a presença de sangue no xixi do animal, seguido de dor na região da bexiga e a consequente dificuldade em urinar.
O cio das fêmeas
Neste caso específico, não há nada com que se preocupar. Porém, é importante ressaltar que apenas cadelas apresentam sangue durante o cio - as gatas não manifestam mudanças físicas aparentes nesse período. Se a sua cadela estiver no cio, é possível que o sangue liberado neste momento se misture com o xixi quando ela for urinar (mas não necessariamente), mas é recomendado ficar atento para ver se o sangue continua ou não aparecendo mesmo após o fim do cio.
Leia mais: Como agir em relação ao câncer de mama em cadelas
Outros sintomas
Geralmente, a hematúria nunca vem sozinha. Dificuldade ou dor para urinar, esforço demasiado para saírem apenas algumas gotas de xixi e mesmo um incômodo geral em relação a região da genitália - acompanhada de lambidas excessivas do local - costumam a acompanhar o sangue na urina.