Os antibióticos para gatos podem ser poderosos aliados para o combate a uma série de doenças perigosas, mas se forem usados de maneira errada eles podem agravar a condição de saúde dos bichinhos ou até mesmo leva-los a óbito.  

Antibióticos para gatos: saiba como e quando usar da maneira correta
shutterstock
Antibióticos para gatos: saiba como e quando usar da maneira correta

Por isso é muito importante saber quando e como usar os  antibióticos para gatos  e quais são as doenças tratáveis com esse tipo de medicamento, além, é claro, de levar os bichanos para o veterinário e agir de acordo com as indicassões de um profissional competente.

Leia mais:  Dar remédio para gato é muito difícil, mas essas dicas irão mudar sua vida

Comumente utilizados no combate a doenças causadas por bactérias, como infecções, escolher esse tipo de tratamento sem o devido cuidado e sem auxílio de um médico veterinário pode acarretar em uma piora considerável do estado de saúde ou mesmo levar o animal a morte.

O modo correto de ministrar o medicamento vai do tipo de remédio escolhido, o modo que ele é dado ao pet, a quantidade e por quanto tempo ele é utilizado. Não se atentar a esses detalhes pode ter consequências terríveis.

Antes de tomar qualquer decisão, consulte um veterinário
shutterstock
Antes de tomar qualquer decisão, consulte um veterinário

A automedicação - no caso a promovida pelos próprios donos dos bichanos - é o principal fator que contribui para o tratamento ineficiente. Nos casos dos antibióticos a situação é ainda mais delicada, já que ele pode fazer com que a bactéria que deveria ser eliminada se torne resistente aos medicamentos existentes.

Para evitar esse tipo de erro, e possibilitar um acompanhamento mais consciente da saúde e bem estar do seu animal de estimação, veja a atuação que esses medicamentos possuem sobre eles, como efeitos colaterais, quais doenças são tratadas etc.

Leia mais:  Saiba como reconhecer, diagnosticar e tratar o câncer em gatos

A importância dos antibióticos 

Considerado um dos medicamentos mais usados e eficientes na medicina veterinária, o antibiótico é indicado para o tratamento de infecções internas ou externas de origem bacteriana. 

Eles também podem ser usados na prevenção de doenças e para tratar infecções secundárias, oriundas de outras enfermidades graves ou de diversos outros motivos.

Fique de olho nos possíveis efeitos colaterais
shutterstock
Fique de olho nos possíveis efeitos colaterais

Ainda, certos tipos de antibióticos como a doxiciclina e o metronidazol contém propriedades anti-inflamatórias, fazendo com que eles possam ser utilizados em diferentes momentos e finalidades.

Efeitos colaterais

Como acontece com diversos outros remédios, existe uma série de efeitos colaterais que podem ser causados em seu gato enquando ele é tratado.

Entre os mais comuns, nota-se problemas gastrointestinais como vômito e diarreia. Mas falta de apetite e diminuição das atividades normais também fazem parte do lado negativo do uso de antibióticos para felinos.

Porém essas reações podem ser causadas por outros motivos além do medicamento, e por isso é importante sempre se informar com o veterinário quais os efeitos esperados do tratamento e ficar de olho para se certificar que esses sintomas não indiquem uma piora da doença.


Doenças que podem ser tratadas com antibióticos

Infecções do trato urinário

A Doença do Trato Urinário Inferior nos Felinos (DTUIF) pode ser causada por diversos fatores, como a idade, nível de estresses, falta de uma dieta balanceada e predisposição genética. O uso do antibiótico adequado, aliado com a reposição constante de fluidos, é o tratamento mais recomendado.

Hepatopatias

Até mesmo uma alimentação inadequada pode provocar doenças hepáticas nos gatos, provocando vômitos, desidratação, anorexia, febre e desarranjo intestinal - em casos extremos pode chegar a causar cegueira e convulsões. Além do medicamento, estimuladores de apetites também podem ser de grande ajuda.

Leia mais:  A grande importância da castração de gatos

Verminoses e Parasitoses Intestinais

Hospedeiros de vermes e parasitas, como pulgas, podem contaminar os felinos com verminoses e parasitoses intestinais que causam aumento do volume da região abdominal e diarreias. Nos piores casos, há obstrução de órgãos como coração, estômago e intestino dos bichos. Além dos devidos remédios serem dados ao animal, também é importante realizar uma vermifugação.

Micoplasmose

A doença é transmitida por parasitas celulares, como o haemofelis e o haemominutum, e um de seus principais sintomas é a anemia, além da perda de apetite, aumento de temperatura corporal e apatia. Além dos antibióticos, os principais modos de tratamento envolvem o uso de anti-anêmicos, transfusões de sangue e corticóides.


Calicivirose

Altamente contagiosa, a calicivirose é uma perigosa infecção que atinge o trato respiratório dos felinos. Além de causar conjuntivite, rinite, depressão e anorexia, ela facilita a entrada de diversas infecções secundárias.

Rinotraqueíte Felina

A "gripe do gato", como é mais conhecida, possui sintomas parecidos com o de um resfriado comum, como tosse, espirros, febre, falta de apetite e até mesmo conjuntivie e úlceras na região da boca. Complicações podem levar à pneumonia e ser fatal para o bicho. Os medicamentos usados neste caso são para controlar o surgimento de outras doenças e a proliferação dos fungos, vírus e das bactéras alocadas no trato respiratório.

É importante lembrar, mais uma vez, da importância de se procurar ajuda médica antes de mais nada, e de jamais fazer uso de qualquer medicamente sem aprovação de um profissional da área.

Gato sentado entre diversos antibióticos e outros medicamentos
shutterstock
Gato sentado entre diversos antibióticos e outros medicamentos

Entre os antibióticos para gatos mais usados, podemos encontrar:

1. Amoxicilina

Indicado para combater infecções respiratórias, urinárias, de ouvido e dermatites.

2. Doxiciclina

Ideal para o tratamento de "doenças de carrapato" e infecções respiratórias, dermatológicas, intestinais, gastrointestinais e articulares.

3. Metrozinadazol

Usado para tratar doenças como Giardíase Felina, além de combater problemas periodontais, como a gengivite.

4. Enrofloxacina

Trata enfermidades como otite, diarreia, infecções urinárias, pneumonias e dermatites.

Leia mais:  Vacinas para gatos são muito importantes para garantir o bem estar da família

5. Clindamicina

Indicado para infecções de ossos, pele e da região oral, além de ser bem para tratar ferimentos infectados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!