Pelagem mais curta, comprida, com formato arredondado... Existem diferentes tipos de tosa
para os donos de cães escolherem qual gostam mais. Porém essa escolha deve ser feita com consciência, levando em conta rotina, raça
, estrutura do pelo e idade do animal.
Leia também: Pet shops avaliam comportamento de cães e até recomendam o banho em casa
Andersson D´Lucka e Eduardo Cavalcante, profissionais gromming do Crystal Pet Spa & Boutique, explicam que a preocupação é importante porque quando o padrão da raça ou a estrutura do pelo não são respeitados pode-se ocasionar algum problema de pele ou até mesmo falha no crescimento da pelagem, a chamada alopecia pós-tosa. Por isso é importante que o tutor entenda que muitas vezes o corte que ele quer não é o indicado.
Confira abaixo os tipos de tosa e para quais cachorros cada uma costuma ser indicada:
- Tosa higiênica: indicada para todos os cães, pois tem a função de limpar partes específicas ou com acumulo de pelos, como barriga, partes íntimas e embaixo das patas.
- Tosas comerciais: realizadas com máquinas e/ou tesouras elas são indicadas para raças de pelagem longa, como shih tzu, maltês, yorkshire, lhasa apso, entre outras.
- Handstripping, Carding, Plucking e Rolling: são tosas realizadas com tesouras e pedras especiais. Costumam ser indicadas para golden retriever, westie, fox terrier, cocker spaniel, jack russel, schnauzer, entre outros.
Leia também: Conheça os tipos de tosa para cachorro mais populares
Para evitar qualquer tipo de problema ou decepção, os groomers indicam pesquisar bastante antes de adquirir um pet. "Obtenha informações sobre a raça, a pelagem e quais suas necessidades para mantê-la saudável."
Além de banhos semanais, o cuidado com as tosas ou trimming específicos de acordo de cada raça deve ser realizada a cada 45/60 dias ou de acordo com a indicação do profissional groomer.