Quem tem aves como animais domésticos sabe que os cuidados exigidos são distintos daqueles dispensados a cães e gatos. O que muitos não se atentam é que há particularidades também entre os diferentes tipos de pássaros. Os cuidados exigidos por uma calopsita, por exemplo, podem ser diferentes dos demandados por um periquito.
Leia também: 5 erros comuns que os donos de calopsitas costumam cometer
Isso fica bastante claro na hora de escolher uma gaiola para calopsita . A ave precisa de espaço para se movimentar e para desenvolver atividades físicas , do contrário pode ficar entediada e barulhenta.
Esse é o principal cuidado que se deve ter na hora de escolher uma gaiola para sua ave. Evite as de madeira, que podem ser comidas em um curto período, e priorize aquelas desenvolvidas especificamente para calopsitas. Isso porque elas já vêm com poleiros e, muitas das vezes, com brinquedos em seu interior .
Leia também: Brinquedos para calopsita são importantes para a saúde da ave
O tamanho é outro aspecto importante na hora da escolha. O ideal é que o espaço seja duas vezes maior do que o cumprimento da calopsita com as asas abertas. Isso permitirá que o animal dê pequenos voos e se sinta mais à vontade. Importante ter em mente que isso não significa que a ave não deva ser solta periodicamente.
Muitas gaiolas já vem com forros absorventes, mas é possível colocar jornal ou papel toalha para reter restos de comida e detritos naturais.
É possível conferir boas opções de gaiolas para calopsita aqui .