Os animais de estimação são cada vez mais vistos e tratados como verdadeiros membros da família . E, assim como fazem com crianças, muitos donos compram roupinhas , lacinhos , gravatas e outros adornos para enfeitar o pet . O problema é que, além de muitos cães e gatos não se sentirem confortáveis usando os itens, alguns podem fazer mal para eles. 

A médica veterinária Juliana Pajosse explica que "Roupas muito justas podem enforcar ou causar feridas no corpo do animal. Já o uso de roupas muito largas, pode fazer com que o animal se enrosque e acabe se machucando". Se o animal for muito peludo, ainda é possível ocorrer a formação de nós na pelagem, que quando úmidos, acabam causando dermatite. 

As roupinhas devem estar no tamanho adequado e confortáveis, caso contrário podem causar até dermatite no pet
Shuttersock
As roupinhas devem estar no tamanho adequado e confortáveis, caso contrário podem causar até dermatite no pet

Quando se trata dos laços, eles devem ser colocados corretamente, caso contrário é capaz de ficarem apertados ou muito presos à pele, causando sérios problemas. "Em casos extremos, prendem a circulação sanguínea e ocorre a necrose da região afetada. O laço também pode acabar sendo preso na orelha do animal, causando ferimentos graves", explica a veterinária. 

Os sapatinhos e meias devem ser evitados, pois o uso prolongado evita a troca de calor - que ocorre pelos coxins das patas - e a temperatura corpórea do animal acaba aumentando. O uso desses acessórios costuma ser recomendado apenas em casos patológicos

As gravatas e bandanas também precisam ser usadas com muita cautela. Esses acessórios costumam ficar presos na pelagem, causando nós e, posteriormente, dermatites. Juliana conta que as gravatinhas com elástico são as que mais causam injúrias nos pets. "Os casos mais comuns são animais que ficam com gravatas por muito tempo, o que geralmente causa ferimentos na pele."

A gravata com elástico é o acessório para pet que mais causa problemas
Shuttersock
A gravata com elástico é o acessório para pet que mais causa problemas

Para evitar qualquer tipo de problema é importante trocar todos os acessórios diariamente, ou seja, mesmo lacinhos e gravatas colocados em pet shop depois do banho ou da tosa devem ser retirados em um espaço curto de tempo. Se o pet é muito agitado e tem hábito de comer coisas, a atenção deve ser redobrada para evitar que ele engula qualquer adorno, o que pode resultar em uma cirurgia de emergência. 

"É importante lembrar que animais sentem dor e desconforto, portanto, se algo aparenta ser desconfortável para nós humanos, provavelmente será também para os pets. O bom senso deve falar sempre mais alto", alerta Juliana se referindo aos acessórios para pets

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!