Os filhotes de cachorro  são animais extremamente fofos e que chamam atenção de todos, mas que têm muitos cuidados básicos negligenciados, muitas vezes por falta de conhecimento por parte do dono. Pegar os bichinhos no colo, por exemplo, é algo muito comum, mas não recomendado , já que isso pode alterar o cheiro do filhote e fazer com que a mãe o rejeite. 

Os filhotes de cachorros precisam de cuidados especiais
shutterstock
Os filhotes de cachorros precisam de cuidados especiais

Outros erros comuns estão relacionados principalmente com a alimentação. "Utilizar receitas caseiras, alimentação que não é própria para o animal, ou leites alternativos não indicados especificamente para cães e gatos é um dos principais equívocos", conta Jorge Morais, veterinário e diretor da rede Animal Place. 

A administração do leite quando o filhote não está mais mamando na mãe costuma ser outro problema. "Utilizar uma mamadeira com furo muito grande pode fazer falsa via e broncopneumonia aspirativa no filhote (infecção do pulmão)", explica o veterinário. A condição causa grande dificuldade de respiração para o animal. 

Leia também: 9 sinais de que sua cadela grávida está próxima de dar à luz

Os principais erros estão relacionados à alimentação oferecida para os filhotes
shutterstock
Os principais erros estão relacionados à alimentação oferecida para os filhotes

"Outro erro é a troca brusca na alimentação do filhote recém-desmamado ou o excesso de alimento. Isso pode proporcionar problemas como diarreia ou distensão abdominal, causando muita cólica e dor", acrescenta Jorge. 

Além dos equívocos relacionados à alimentação, a negligência com cuidados importantes também é comum. Deixar de associar probióticos à alimentação como forma de suplementação e não utilizar um algodão com água morna para passar na barriga e nas genitálias do filhote para evitar cólicas e estimular que o animal urine e defeque são alguns exemplos. 

Leia também: Como cuidar dos filhotes? Adestradora dá todas as dicas

Para evitar esses erros o mais indicado é procurar um veterinário de confiança para acompanhar o desenvolvimento dos filhotes de cachorro e orientar quanto as necessidades de cada momento. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!