Filhotes de cachorro recém-nascidos são sempre muito fofos e a vontade de ficar com eles no colo é grande, mas não indicado. Esse e outros cuidados são de extrema importância para garantir a saúde dos pets. Assim, os donos de uma cadela prenha devem saber como proceder desde o início.  

Leia também: Como escolher a ração ideal para seu cachorro

Deve-se evitar pegar os filhotes de cachorro recém nascidos
shutterstock
Deve-se evitar pegar os filhotes de cachorro recém nascidos


A veterinária Mayre Galhardo explica que se o parto não for de cesárea , como é necessário em alguns casos, a cadela faz tudo sozinha. “Ela estimula defecações e micção através de lambedura, além de amamentar no mínimo até os 30 dias de vida dos filhotes”, conta.

Os filhotes nascem de olhos fechados, e isso é perfeitamente normal. “Os olhos abrem de 10 a 15 dias depois do parto”, conta Mayre. É importante não abrí-los antes do tempo, já que isso faz parte do processo de crescimento do animal.

Aluízio Nunes dos Santos, professor de Medicina Veterinária da Universidade Anhanguera, fala sobre a limpeza do ambiente. "Após o parto, o ideal é higienizar o ambiente para evitar o
risco de infecções tanto da mãe, quanto dos bebês", afirma. 

E, por mais fofos que os filhotes sejam, não se deve ficar encostando neles. "O tutor não deve não tocar nos filhotes, para que não haja rejeição da mãe", completa o veterinário. Isso se dá pelo cheiro característico que a cadela utiliza para identificar sua cria. No caso de serem rejeitados pela mãe, ela pode até tentar matá-los.

Leia também: Pensão alimentícia é um direito do seu pet; advogada explica

Por fim, mantenha a cadela sempre confortável, com água fresca e ração por perto. “Ela precisa ficar o mais sossegada possível, e ter uma alimentação adequada para amamentar os filhotes corretamente”, finaliza Mayre. Caso os recém-nascidos ou a cadela estejam agindo de forma estranha, vale a pena levá-los ao veterinário.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!