Gatos são conhecidos por terem garras poderosas e causarem machucados profundos em seus tutores ou outros humanos. Por isso muitas pessoas optam por cortar as unhas do bichano, evitando que elas fiquem grandes e pontiagudas. Porém é preciso saber como cortar unha de gato corretamente para evitar machucar o pet.

Leia também: Dores articulares em animais idosos podem piorar no frio; fique atento

É preciso um cortador específico para cortar unha de gato
shutterstock
É preciso um cortador específico para cortar unha de gato


A veterinária Carolina Ferreira, especialista em gatos, explica porque o manejo incorreto da unha dos gatos pode causar dor no animal. “As unhas possuem terminações vasculares, assim como a dos cachorros, que quando atingidas podem provocar dor e sangramento.”

Como muitos tutores não conseguem distinguir a parte vascularizada da parte sem terminação nervosa, o ideal é que um profissional faça esse corte. “Sempre recomendo o corte feito por especialistas, pois há um limite no corte”, aconselha Carolina. Porém, se mesmo assim o dono quiser fazer em casa, precisa de um cortador específico.

Leia também: Está na lei! Raças de cães que devem usar focinheira na rua

O cortador em formato de guilhotina é ideal para aparar as unhas do bichano. Sempre corte aos poucos, para ter certeza de que não está pegando a parte vascularizada da unha do animal. “Esse corte deve ser feito com um espaço de 20 ou 30 dias, dependendo da velocidade do crescimento da unha do gato ”, explica a veterinária.

Cortador em formato de guilhotina é o ideal para cortar unha de gato
shutterstock
Cortador em formato de guilhotina é o ideal para cortar unha de gato


Carolina finaliza explicando que não é preciso lixar a unha do pet. “Utilizar arranhadores faz com que as unhas se desgastem também.”

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!