Luto não é um sentimento exclusivo dos humanos. Os animais também sofrem com a perda, seja de outro semelhante ou de seu dono. Alguns pets são tão ligados ao que morreu que acabam falecendo logo após.  Se o cachorro é muito dependente de outro, ele pode ter reflexos negativos em sua saúde por causa do luto.

Leia também: Cachorro adotado tem ato heroico e impede que idosa morra

Apesar de serem muito sensíveis, os cães não podem ‘prever’ quando alguém ou um animal vai morrer. Eles têm sentidos mais aguçados, e por isso sentem certas alterações fisiológicas que podem indicar doenças ou outros problemas, o que faz com que deus tutores desconfiem do que está por vir. O processo de luto pode durar dias, semanas e até meses.

Luto de cachorro é real e pode fazer muito mal pro pet
shutterstock
Luto de cachorro é real e pode fazer muito mal pro pet


Mas o que devo fazer se tenho dois cães e um deles morre, deixando o outro em luto? 

  1. Dê muito carinho a ele. Neste momento, mais do que qualquer outro, o pet precisará de atenção e afeto. Quanto mais o tutor se mostrar presente, mais ele vai se acostumar com a falta do outro animal, e vai perceber que não está sozinho.
  2. Faça coisas que ele gosta. Brincadeiras, petiscos e passeios são algumas opções para distrair o cachorro neste momento triste. Leva-lo até lugares onde ele gosta e dar um brinquedo novo pode ser uma ideia para que ele fique mais confortável em estar sozinho em certos momentos a partir de agora.
  3. Não mude a rotina do animal. Modificar o dia a dia do pet pode ser uma má ideia neste momento. Continue dando comida e passeando nos mesmos horários e evite mudanças de ambiente, como uma nova casa ou objetos em outros lugares, principalmente se forem os objetos pessoais do cão.
  4. Procure um profissional. Veterinário e adestradores podem ajudar na hora do luto de cachorro . Eles poderão dizer se o pet está lidando bem ou se está ficando doente com a falta de um companheiro. Fazer o cão socializar com outros animais também pode ajudar, portanto procure leva-lo para passear onde outros cães também estão.

Leia também: Conheça o Golden Frederico: celebridade na web, ele tem até noiva

Em geral, durante o luto, os animais ficam mais quietos, tristes, podem até chorar ou ter comportamentos ruins como fazer xixi e cocô em lugares errados para compensar a falta do companheiro. Fique atento e cuide bem do pet para que o sentimento ruim passe o mais rápido possível.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!