O mercado pet vive cheio de novidades, sempre visando melhorar a vida dos animais de estimação. Quem tem um peludo em casa sempre tenta ficar de olho para proporcionar essas novas experiências. E umas das inovações mais recentes é o ofurô para cães e gatos. 

Leia também: Florais de Bach para animais: conheça melhor esse tratamento natural

O ofurô é um banho estimulante criado no Japão que proporciona vários benefícios à saúde, como relaxamento, alívio do estresse, limpeza de pele, reequilíbrio hormonal e desintoxicação muscular. É realizado em uma banheira de madeira onde são colocados sais relaxantes. Diante dos benefícios, desenvolveu-se o ofurô para cães e gatos.

A rotina agitada dos donos faz com que os animais fiquem estressados, ansiosos e agitados, precisando também de momentos relaxantes. Aqui no Brasil a técnica é oferecida em grandes pets shops, localizados nas principais capitais. Dependendo da região pode ser um serviço difícil de encontrar.

As vantagens do ofurô para cães e gatos

undefined
Reprodução Flickr

O ofurô é um banho estimulante criado no Japão, em que proporciona vários benefícios à saúde, como relaxamento e alívio do estresse

Os benefícios que essa terapia milenar proporciona aos humanos e animais são comprovados. As vantagens vão desde a sensação de bem estar até redução de problemas físicos, confira:

  • Proporciona sensação de bem estar;
  • Relaxamento do corpo;
  • Ajuda a diminuir dores musculares;
  • Melhora a qualidade da pele;
  • Ameniza problemas ósseos;
  • Melhora o psicológico dos pets, sobretudo dos que possuem problemas comportamentais como agressividade, estresse, insônia, etc.

Leia também: Conheça os tipos de pelos de cachorro e saiba como cuidar de cada um

Funcionamento do ofurô

Apesar do dinheiro investido, muitos donos garantem que o ofurô para cães e gatos vale a pena, afinal não adianta se preocupar só com a estética e esquecer os cuidados com a mente
reprodução shutterstock
Apesar do dinheiro investido, muitos donos garantem que o ofurô para cães e gatos vale a pena, afinal não adianta se preocupar só com a estética e esquecer os cuidados com a mente

O objetivo do ofurô não é lavar o corpo, por isso o animal toma um banho antes. A ideia é sofrer um choque térmico ao entrar na água quente da banheira para abrir os poros. Para que o ofurô funcione, o recipiente deve ser fundo, curto e feito de madeira ou outro material apropriado, estando num espaço tranquilo e reservado.

A água precisa ser aquecida por ebulidor elétrico ou, ainda, aquecedor a gás, atingindo aproximadamente 40 °C. No caso dos animais, a água pode estar a 36ºC para evitar irritação da pele. 

Durante o banho, o pet recebe uma massagem estimulante a base de sais minerais. Não são utilizados produtos perfumados, pois o objetivo não é deixar o peludo cheiroso. Na verdade, opta-se por itens neutros para melhorar o estresse sofrido no dia a dia.

O tempo dentro da banheira não pode ultrapassar 10 ou 15 minutos. Dependendo da raça do gato ou cachorro, passar muito tempo submerso em água quente prejudica a pele. 

Leia também: Veterinário conta problemas de viver com animais em apartamento e casas pequenas

O preço do ofurô para cães e gatos varia muito conforme a região. Normalmente o valor gira em torno de R$ 100,00. Apesar do dinheiro investido, muitos donos garantem que a técnica vale a pena, afinal não adianta se preocupar só com a estética e esquecer dos cuidados internos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!