O mercado pet vive cheio de novidades, sempre visando melhorar a vida dos animais de estimação. Quem tem um peludo em casa sempre tenta ficar de olho para proporcionar essas novas experiências. E umas das inovações mais recentes é o ofurô para cães e gatos.
Leia também: Florais de Bach para animais: conheça melhor esse tratamento natural
O ofurô é um banho estimulante criado no Japão que proporciona vários benefícios à saúde, como relaxamento, alívio do estresse, limpeza de pele, reequilíbrio hormonal e desintoxicação muscular. É realizado em uma banheira de madeira onde são colocados sais relaxantes. Diante dos benefícios, desenvolveu-se o ofurô para cães e gatos.
A rotina agitada dos donos faz com que os animais fiquem estressados, ansiosos e agitados, precisando também de momentos relaxantes. Aqui no Brasil a técnica é oferecida em grandes pets shops, localizados nas principais capitais. Dependendo da região pode ser um serviço difícil de encontrar.
As vantagens do ofurô para cães e gatos
Os benefícios que essa terapia milenar proporciona aos humanos e animais são comprovados. As vantagens vão desde a sensação de bem estar até redução de problemas físicos, confira:
- Proporciona sensação de bem estar;
- Relaxamento do corpo;
- Ajuda a diminuir dores musculares;
- Melhora a qualidade da pele;
- Ameniza problemas ósseos;
- Melhora o psicológico dos pets, sobretudo dos que possuem problemas comportamentais como agressividade, estresse, insônia, etc.
Leia também: Conheça os tipos de pelos de cachorro e saiba como cuidar de cada um
Funcionamento do ofurô
O objetivo do ofurô não é lavar o corpo, por isso o animal toma um banho antes. A ideia é sofrer um choque térmico ao entrar na água quente da banheira para abrir os poros. Para que o ofurô funcione, o recipiente deve ser fundo, curto e feito de madeira ou outro material apropriado, estando num espaço tranquilo e reservado.
A água precisa ser aquecida por ebulidor elétrico ou, ainda, aquecedor a gás, atingindo aproximadamente 40 °C. No caso dos animais, a água pode estar a 36ºC para evitar irritação da pele.
Durante o banho, o pet recebe uma massagem estimulante a base de sais minerais. Não são utilizados produtos perfumados, pois o objetivo não é deixar o peludo cheiroso. Na verdade, opta-se por itens neutros para melhorar o estresse sofrido no dia a dia.
O tempo dentro da banheira não pode ultrapassar 10 ou 15 minutos. Dependendo da raça do gato ou cachorro, passar muito tempo submerso em água quente prejudica a pele.
Leia também: Veterinário conta problemas de viver com animais em apartamento e casas pequenas
O preço do ofurô para cães e gatos varia muito conforme a região. Normalmente o valor gira em torno de R$ 100,00. Apesar do dinheiro investido, muitos donos garantem que a técnica vale a pena, afinal não adianta se preocupar só com a estética e esquecer dos cuidados internos.