Manter o animal de estimação quietinho em um canto é impossível. Eles são muito brincalhões e agitados, por isso é normal que acabem se machucando de vez em quando. A recomendação é sempre levá-lo ao veterinário, principalmente se o machucado for profundo. Mas, dependendo do caso, é possível tratar feridas em cachorro em casa.
Leia também: Pata machucada ou mordida de outro cão? Saiba como tratar feridas em cachorro
A dica para cuidar de feridas em cachorro é simples: basta limpar bem com água, desinfetar e cobrir com uma gaze. Lembre-se de impedir que o animal lamba a região para evitar infecção. Contudo, quando não se tem acesso a esses instrumentos em casa, o uso de remédios caseiros como um primeiro socorro pode ser uma alternativa.
Antes de a ciência inventar os medicamentos, as pessoas utilizavam métodos naturais para cuidar de ferimentos. Açúcar e mel, por exemplo, têm propriedades curativas, sendo altamente recomendados em caso de acidentes e lesões. Em certos caso é até melhor optar pela versão caseira, sem produtos químicos e completamente natural.
É importante sempre conferir com o veterinário a possibilidade de utilizar essa forma de medicamento antes de aplicá-la no animal. Confira alguns remédios caseiros que são recomendados para cicatrização de machucados.
Açúcar
Açúcar é um dos produtos mais utilizados durante cicatrização de feridas devido às propriedades curativas. Uma de suas qualidades é promover a expulsão do tecido morto e promover a regeneração celular, assim como a criação de tecido granular para preencher a ferida aberta.
Ajuda, também, a secar as feridas já que absorve o excesso de umidade. Reduz o edema ou impede o surgimento do mesmo. Por fim, atua como poderoso bactericida e possui propriedade antisséptica, impedindo o desenvolvimento da infecção ou eliminando os microrganismos causadores.
A eficácia do açúcar é tão grande que pode ser usado em lesões mais graves e profundas, como úlceras, e em casos de infecção. Porém, vale ressaltar que nesses casos é imprescindível o atendimento médico. O uso desse produto só após a aprovação do veterinário.
- Pasta de açúcar
Para prepara essa mistura, aqueça 100 ml de água e retire do fogo quando atingir a fervura. Acrescente 250 g de açúcar e misture bem para dissolvê-lo. Deixe esfriar e aplique na ferida após limpar e desinfetar. Enfaixe o ferimento com gaze e, após 10-12 horas, troque o curativo.
Evite conservar essa mistura por mais de um dia. Como é preparado com alimento, existe a chance de estragar ou atrair insetos. O mais adequado é preparar novamente sempre que for utilizar.
- Polvilhar o açúcar
Quando a ferida for simples e superficial, você pode polvilhar o açúcar diretamente na região afetada. É possível utilizar na versão em pó ou granulado. Para isso, desinfete o machucado e polvilhe o produto por cima até cobri-lo completamente. Feche com gaze e atadura, fazendo uma leve pressão para garantir que o remédio faça efeito.
Leia também: Você conhece as doenças de pele em cães que são mais comuns?
Deixe o remédio agir por apenas algumas horas, sem exercer 12 horas. Repita todo o processo quando for preparar um novo curativo.
Aloe vera
A aloe vera é uma das plantas mais utilizadas na criação de medicamentos para ferimentos e com fins terapêuticos. A capacidade de cura está em um de seus ingredientes, chamado acemanann. Esse mucopolissacarídeo tem propriedades anti-inflamatórias, calmantes e estimulantes na proliferação de células, o que acelera a cicatrização e regeneração do tecido.
Além disso, o aloe vera acalma a coceira, alivia a dor e previne possíveis infecções. Também possui propriedades antifúngicas, o que é ótimo quando o machucado é causado por fungos.
Para utilizar os benefícios dessa planta, recolha algumas folhas de aloe vera que estiverem próximo da terra, pois são mais velhas e com maiores propriedades curativas. Faça um corte na vertical para extrair a polpa. Caso esteja muito espessa, mistura com um poucod de água.
Aplique essa pasta na ferida após ser limpa e desinfetada. Finalize cobrindo com uma gaze e bandagem. Torque o curativo seguindo as instruções do especialista e deixe a ferida respirar antes de repetir os passos.
Mel
As propriedades do mel se assemelham as do açúcar: bactericida, calmante e antisséptico. Também regenera o tecido granular e do epitélio, promovendo e acelerando o processo de cura. Pode ser usado para tratar feridas leves, infectadas, queimaduras, úlceras e lesões mais profundas que não sejam muito grandes.
Leia também: Seu pet se machucou? Confira as dicas de primeiros socorros
Para utilizar as propriedades desse produto, limpe e desinfete a ferida primeiro. Depois, aplique uma camada de mel puro. É importante escolher um de qualidade para garantir bons resultados, como mel de manuka. Por último cubra a lesão com gaze e ataduras. Deixe o remédio agir durante as horas estipuladas pelo veterinário.
Troque o curativo removendo a bandagem e deixando a ferida pegando um ar. Repita todo o processo para colocar uma nova gaze. Dependendo do tipo de ferimento, a bandagem pode ser trocada uma vez ao dia. Verifique com o veterinário a frequência de troca.
Folhas de couve
Assim como os produtos anteriores, as folhas de couve são ótimas para cicatrizar ferimentos devido a grande quantidade de vitamina A. É também uma fonte de vitaminas do complexo B e C, além de atuar como vermífugo.
Para utilizar as propriedades desse alimento, é necessário preparar um emplasto. Portanto, amasse algumas folhas de couve até liberar um sumo esverdeado. Ponha essa pasta em um plástico filme e envolva a região afetada depois de ser limpar e esterilizada, de forma que as folhas esmagadas fiquem sobre o ferimento.
Enrole novamente com mais plástico para manter o emplasto firme no local. Por último, coloque faixa e esparadrapo para proteger o curativo. Limpe a região todos os dias e repita a aplicação o processo na frequência determinada pelo veterinário.
Leia também: Aprenda a montar um kit primeiros socorros para seu pet
Vale ressaltar que as medidas informadas acima são apenas para primeiros socorros ou medicamentos com recomendação veterinária. Sempre procure um especialista o mais rápido possível, sobretudo quando há fer idas em cachorro muito profundas, em carne viva, infectadas ou com muito tecido morto.