Decorar a casa é um dos momentos mais divertidos assim que as festas se aproximam. É quando os enfeites de Natal são desencaixotados para espalhar o espírito natalino. Por mais que seja lindo ver a árvore montada e todos os ambientes decorados, já pensou como o animal de estimação irá reagir?
Leia também: Planta de Natal é venenosa para pets; saiba o que fazer em caso de intoxicação
O mais provável é que ele tente brincar, morder ou pegar os enfeites novos da casa. Isso deixará muitos donos bravos, mas dificilmente irão encarar como algo ruim. O problema é que alguns enfeites de Natal são perigosos para pets. Confira quais são e tente mantê-los longe do animal.
Cabos e luzes de Natal
Quase todas as casas instalam luzes natalinas no jardim, varanda ou árvore de Natal. Contudo, esse lindo enfeite pode ser um problema se o bichinho adora morder ou se sente atraído por objetos brilhantes. As consequências serão terríveis caso ele decida brincar, por exemplo tomar um choque ou se enforcar com os fios.
É muito importante manter os cabos bem recolhidos e, se possível, escondidos. Mantenha a iluminação desligada sempre que não estiver utilizando ou sair de casa. Lembre-se de ficar de olho no seu bichinho toda vez que se aproximar da área com fios.
Bolas decorativas
O cuidado deve ser especial para quem tem gatos, já que são fascinados por bolas brilhantes, coloridas e chamativas. Porém, se você tem um pet que gosta de objetos redondos, o nível de atenção deve ser o mesmo. A recomendação para evitar acidentes é não comprar bolas de vidro ou de outros materiais quebráveis.
Opte por decorações caseiras, feitas de tecido ou feltro e tente manter fora do alcance do animal. Você pode também comprar enfeites diferentes das típicas bolas. Hoje em dia existem vários disponíveis no mercado.
Leia também: Descubra como manter seu gato travesso longe da árvore de Nata
Velas
Fogo é sempre um perigo, ainda mais para os pets que não entendem a gravidade. Se você gosta muito de utilizar velas na decoração, o recomendado é colocá-las em lugares de difícil acesso e acender apenas quando for necessário e estiver por perto. Não se esqueça de apagar a chama quando sair de casa. Caso aconteça algum acidente, procure um veterinário imediatamente.
Guirlandas e outros enfeites brilhantes
Enfeites brilhantes, coloridos e pendurados, são sinônimo de festa para os gatos. É bem provável que seu bichano derrube a guirlanda que pendurou na porta ou tente chegar ao topo da árvore para pegar a estrela. Outros animais também são atraídos pela decoração e podem querer brincar ou até mesmo comer as pecinhas.
A ingestão desses objetos provoca asfixia e obstrução intestinal. Para evitar acidentes, mantenha a árvore fora de alcance e opte por decorações opacas e pouco chamativas. Tente, também, colocar os enfeites em locais altos e de difícil acesso.
Árvore de Natal
Por mais que seja lindo ter uma árvore grande, cheia e toda decorada, é preciso pensar no seu animal de estimação. Inclusive, esse talvez seja o item mais perigoso da lista, pois reúne todos os objetos anteriores. O melhor jeito de evitar problemas é comprando uma árvore menor e colocando em um local estratégico.
Leia também: Aprenda a fazer uma ceia natalina especial para o animal de estimação
Você precisa levar em consideração a altura do pet e suas habilidades para escalar. Só assim conseguirá determinar a altura certa e o melhor espaço para a instalação. Aplique essa mesma lógica em todos os enfeites de Natal e você não terá problemas esse ano.