A Planta de Natal ou Poinsétia é comumente utilizada em decorações natalinas por causa de suas folhas avermelhadas, que trazem bastante vida e cor para a casa. Apesar de tradicional nessa época, está entre as plantas venenosas para os animais de estimação. Para os humanos ela é inofensiva. 

Leia também: 10 plantas venenosas para cães e gatos que são comuns em jardins e praças

A perigosidade está em suas folhas que, se ingeridas ou tocadas, afetam gravemente o organismo do bichinho. É preciso tomar muito cuidado com a Planta de Natal caso esteja entre os itens de decoração da sua casa. Sabemos o quanto os animais são curiosos, ainda mais nesse período que é cheio de objetos brilhantes, coloridos e chamativos. 

O que acontece se meu pet ingerir Planta de Natal?

A Planta de Natal ou Poinsétia é comumente utilizada em decorações natalinas por causa de suas folhas bem vermelhas. Ela traz bastante vida e cor para ornamentos da casa
reprodução shutterstock
A Planta de Natal ou Poinsétia é comumente utilizada em decorações natalinas por causa de suas folhas bem vermelhas. Ela traz bastante vida e cor para ornamentos da casa

Existem várias formas de o animal ser afetado pelos efeitos da Poinsétia. Uma delas é através da ingestão. A curiosidade do bichinho pode levá-lo a mordiscar as folhas e até mesmo comer algumas partes. Se isso acontecer, a seiva causará irritação em toda a cavidade bucal, podendo afetar também o estômago e esófago. 

Outra maneira é por meio do contato. Quando o bichinho se esfrega contra a planta ou encosta o focinho para cheirá-la, sua pele, pelo e olhos serão os atingidos. As consequências podem ser queratite e conjuntivite. A situação piora ainda mais quando o pet está com alguma ferida em nível cutâneo. A aproximação com as folhas favorece a rápida absorção das toxinas.

Por mais que os efeitos causados sejam ruins, a Poinsétia é mortal apenas para os gatos. Os cachorros também sofrem as consequências, mas se recuperam com mais facilidade. A atenção maior deve ser destinada aos bichanos. 

Leia também: Meu cachorro sofreu um envenenamento, como proceder?

Como agir em caso de envenenamento

Por mais que os efeitos causados sejam ruins, a Poinsétia é mortal apenas para os gatos. Os cachorros também sofrem as consequências, mas normalmente se recuperam
reprodução shutterstock
Por mais que os efeitos causados sejam ruins, a Poinsétia é mortal apenas para os gatos. Os cachorros também sofrem as consequências, mas normalmente se recuperam

Caso seu bichinho tenha ingerido ou entrado em contato com essa planta, ele apresentará alguns sintomas. Vômitos, diarreia, hipersalivação, tremores, irritação da pele, coceira, desidratação e bolhas (quando a dose ingerida é alta ou a exposição tenha sido prolongada) estão entre os mais comuns. 

Se suspeita que a intoxicação ou alergia foi causada pela Planta de Natal, certifique-se que ela seja a real culpada antes de tomar alguma providência. Verifique se as folhas estão mordidas ou sem algumas partes. Quando o problema foi causado por contato, veja se o animal teve acesso à planta. 

Quando tiver certeza, mantenha a calma e ligue imediatamente para o veterinário. Lembre-se que a atenção deve ser maior caso tenha um gato, mas um cachorro merece os mesmos cuidados. O recomendado tentar é provocar o vômito em caso de ingestão para eliminar parte do agente tóxico enquanto o atendimento médico chega. 

Ofereça água após vômito para combater a desidratação. Jamais medique o bichinho sem prescrição veterinária. Só ele é capaz de determinar o remédio adequado.  

Se o animal entrou em contato com as folhas, lave a região com água corrente e não aplique medicamentos. Consulte o veterinário sobre possíveis fármacos que o animal necessitada para o tratamento, como antialérgicos, colírios ou fórmulas antissépticas.

Diante da intoxicação , será necessário realizar exames para avaliar as consequência da planta e descartar possíveis complicações. Siga as recomendações do profissional durante o tratamento. 

Leia também: Saiba o que fazer em caso de envenenamento de gatos 

Para evitar problemas assim, mantenha as decorações com Planta de Natal fora de alcance ou, se possível, evite em sua casa. A curiosidade do animal pode ser um problema quando há muitos exemplares da planta espalhados. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!