A ceia natalina é um dos momentos mais especiais do natal, pois é quando os familiares se reúnem em volta da mesa para celebrarem a data. E os animais de estimação são parte importante dessa comemoração, afinal já são considerados membros da família. Contudo, como incluí-los na hora da refeição?
Leia também: Confira 3 receitas de petiscos saudáveis e caseiros para cães
Oferecer parte da nossa ceia natalina está fora de cogitação. A maioria dos alimentos típicos do Natal é prejudicial aos pets, pois contém muito açúcar, gordura, são industrializados e até mesmo alcoólicos. Não permita que os convidados ofereçam parte da comida e fique atento para que o animal não coma nada do chão.
A solução é fazer uma ceia própria para o peludo. Algumas empresas vendem alimentos como panetones e comidas caseiras semelhante as nossas, mas com produtos específicos para animais. Procure em grandes pet shops caso não deseja ter mais trabalho no Natal. Mas, se deseja fazer algo especial, uma opção é cozinhar. Confira algumas receitas fáceis de fazer.
Entrada: Chips de batata doce e mandioca
Ingredientes:
- 1 batata doce com casca
- 1 mandioca sem casca
- Óleo de coco
Modo de preparo:
Lave bem os legumes e passe no ralador de chips, de forma que as rodelas fiquem bem finas. Coloque de molho na água com gelo por cerca de 20 minutos, depois seque bem com papel toalha. Enquanto isso, unte a assadeira com óleo de coco e pré-aqueça o forno a 180º C. Coloque para assar por 10 minutos, depois vire os chips e asse por mais 10 minutos.
Espere esfriar e sirva para o animal. Para conservar o alimento por pelo menos cinco dias, coloque em um pote bem vedado em temperatura ambiente e longe do sol.
Leia também: Descubra como manter seu gato travesso longe da árvore de Natal
Prato principal: Guisado de frango com abóbora
Ingredientes:
- 225 g de abóbora crua
- 225 g de abobrinha crua
- 110 g de aipo cru
- 1 peito de frango (225 g)
Modo de preparo:
Descasque e corte as verduras em pequenos pedaços e coloque para cozinhar em uma panela com água. Evite temperar, a menos que tenha certeza de que isso não fará mal ao pet. Em seguida, corte o peito de frango em pequenos pedaços e adicione à panela. Mexa bem e deixe no fogo por 10 a 15 minutos.
Espere esfriar para servir ao animal. Caso seu peludo não goste de alimentos com muito líquido, coe e sirva apenas o frango com legumes.
Sobremesa
Opção 1: Biscoito salgado
Ingredientes:
- 1/2 xícara de mirtilos
- 1 xícara de peru moído
- 1 colher de sopa de manjericão
- 1 colher de chá de açafrão-da-terra
- 1 colher de sopa de farinha de coco
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em um recipiente até formar uma massa e faça bolinhas em formato de biscoito. Enquanto o forno é pré-aquecido a 200º C, unte a assadeira e coloque as bolinhas achatadas. Leve ao forno por 15 a 20 minutos e sirva após esfriar. Para conservar os biscoitos, mantenha na geladeira ou congele.
Opção 2: Biscoito doce
Ingredientes:
- 2 bananas ou 2 maçãs (sem casca e sem sementes)
- 1 ovo
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
- 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos
- 1/2 xícara (chá) de farelo de aveia
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1/4 de xícara de mel ou melado de cana
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em pó e adicione a maçã ralada ou a banana amassada. Depois, adicione o que for úmido e misture até formar uma massa homogênea. Faça bolinhas em formato de biscoito ou abra com um rolo para cortar usando forminhas natalinas. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 15 minutos. Sirva após esfriar. Armazene num local seco, fresco e protegido para conservar.
Leia também: Quer fazer um bolo para pet caseiro? Confira algumas receitas
Durante a ceia natalina , lembre-se se oferecer esses alimentos com moderação. Por mais gostoso e nutritivo que sejam, tudo em excesso faz mal a saúde.