Um dos assuntos que mais geram dúvida nos donos de bichanos de primeira viagem é a caixa de areia para gatos. Quantas ter em casa? Qual areia usar? E o principal: quantas vezes e como limpar a caixinha? Esse é um cuidado muito importante, já que os gatos são animais extremamente limpos e não fazem as necissidades se a areia estiver com muitos dejetos. 

Leia também: 7 erros comuns cometidos pelos donos em relação a caixa de areia

A limpeza da caixa de areia para gatos é uma tarefa muito importante
shutterstock
A limpeza da caixa de areia para gatos é uma tarefa muito importante

Sabendo disso, o Canal do Pet separou algumas dicas da frequência e da forma de limpeza da caixa de areia para gatos . Confira. 

Com qual frequência limpar a caixa de areia para gatos? 

A percepção de sujeira na caixa de areia pode variar de gato para gato, alguns são mais sensíveis, outros mais tolerantes. O importante é conhecer o bichano e adequar a frequência de limpeza do recepente com a necessidade dele. 

O mais comum é que a limpeza superficial da caixinha, aquela que apenas retira com a pá as fezes e os torrões de areia formados pelas necessidades, seja feita duas vezes por dia. A prática é muito importante porque, se não for feita, vai acabar impedindo o animal de urinar ou defecar no local por ele não se sentir confortável com a sujeira. 

A limpeza superficial da caixa de areia para gatos deve ser feita diariamente
shutterstock
A limpeza superficial da caixa de areia para gatos deve ser feita diariamente

Leia também: Saiba como ensinar seu gato a usar a caixa de areia

Devido essa característica higiência dos gatos, é indicado que na casa haja sempre uma caixa de areia a mais do que o número de bichanos. Assim, se você tem uma gato, deixe duas caixinhas disponíveis em locais diferentes. Se você tem dois bichanos, deixe três. Se tem três, deixe quatro. E assim sucessivamente. 

Já a limpeza completa da caixa, aquela que troca a areia e lava o recipiente, deve ser feita pelo menos uma vez por semana. A renovação do recipiente deve acontecer com certa frequência também. 

Leia também: Saiba como controlar o mau cheiro da caixa de areia do seu gatinho

Dicas para a limpeza da caixa de areia para gatos

Existem dois tipos de limpeza da caixinha de areia, a diária (superficial) e a semanal (completa). Para as duas sempre use máscaras e luvas para proteção. 

  • Limpeza diádia: Usando uma pá específica para caixa de areia de gatos (objeto é furado para não pegar areia junto), retire as fezes e os torrões de areia formados pela urina - caso o tipo de areia que usa forme torrões. Feito isso, complete a quantidade de areia necessária. Pronto! A limpeza está feita. 
  • Limpeza semanal: Coloque um lixo perto da caixinha e jogue toda a areia fora, com cuidado para não cair no chão. Lave a caixa com água morna e detergente neutro - não utilize nenhum produto com cheiro muito forte, isso pode desagradar o bichano. Enxágue e seque bem. No fundo da caixa coloque uma pequena camada de bicabornato de sódio, isso ajudará a absorver o forte odor da urina com mais eficiência. Depois, preencha o espaço com a areia nova. Pronto, seu bichano já pode usar a caixa de areia para gatos !

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!