Muitas pessoas preferem o gato a qualquer outro animal pelo fato de serem muito limpos. Com a própria língua eles garantem a higiene do corpo e fazem suas necessidades em um local controlado. Não é preciso ensinar o felino onde urinar e defecar, basta ensinar onde está a caixa de areia e ele saberá que o lugar correto.

Areia para gatos: Qual é a melhor opção para o seu bichano?

No entanto, apesar dos gatos cuidarem da própria limpeza, eles não se responsabilizam pela higiene da  caixa de areia . Essa parte fica nas mãos dos donos e é uma tarefa extremamente importante, já que este recipiente costuma exalar mau cheiro. 

O mau cheiro na caixa de areia é um problema de atinge muitos donos de gatos
Reprodução Pinterest
O mau cheiro na caixa de areia é um problema de atinge muitos donos de gatos


Isto acontece porque a urina e as fezes dos felinos são muito penetrantes, o que resulta no forte odor. Para melhorar essa situação basta limpar regularmente a caixa de areia. No entanto, caso isso não resolva, existem algumas dicas que ajudam a reduzir o fedor. Conheça uns truques simples e até caseiros para melhorar o cheiro do recipiente.

Retire diariamente os excrementos

O cheiro da caixa de areia nunca irá melhorar se você deixar os excrementos dentro dela. É preciso retirá-los todos os dias, principalmente quando há fezes. A urina acaba sendo absorvida pela areia, então é bem mais difícil conseguir tirar com a pá.

Depois de realizar essa tarefa, coloque um pouco mais de areia para manter o nível ideal e cobrir os resíduos que não puderam ser removidos. 

Limpe semanalmente e mensalmente

Uma vez por semana retire toda a areia, jogue fora e lave profundamente a caixa. Utilize água sanitária ou outro desinfetante sem cheiro. É bem provável que grandes pet shops venda produtos próprios para a limpeza desse recipiente. Depois de limpo e seco, coloque areia nova. A limpeza mensal deve ser mais profunda, de forma que esterilize todos os microrganismos. 

Para donos com mais tempo livre, uma opção é lavar a caixa todos os dias. Isso irá manter o recipiente sempre limpo e livre do mau cheiro. No entanto, o gasto com areia irá aumentar consideravelmente, uma vez que ela precisará ser trocada em cada lavagem. 

Para quem tem gatos em casa, a caixa de areia é um item indispensável
Reprodução Pinterest
Para quem tem gatos em casa, a caixa de areia é um item indispensável

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma ótima opção para controlar o mau cheiro. Ele absorver odores e é desinfetante. Entretanto, pode ser tóxico para os gatos em grande quantidade. Por isso, se deseja usá-lo, será preciso ter cautela. 

Distribua uma fina camada de bicarbonato no fundo da caixa limpa. Cubra com seis ou sete centímetros de areia. Esta mistura garantirá que a areia funcione de forma mais eficaz e diminua consideravelmente o odor do recipiente. 

10 itens caseiros que são fatais para um gatinho

Carvão ativado

O carvão ativado funciona assim como o bicarbonato de sódio, mas de forma bem mais efetiva. Além de ser um bom método para diminuir odores, o carvão ativado não é tóxico e os gatos demonstram preferência por ele. 

Antes de escolher entre o carvão ativado e bicarbonato de sódio, faço um teste com seu gato. Ele que deve escolher qual substância prefere e se adequa melhor. Para isso, coloque numa caixa de areia o carvão e na outra o bicarbonato, depois espere e veja qual ele escolhe. 

Existem dicas simples que ajudam a controlar o mau odor da caixa
Reprodução Pinterest
Existem dicas simples que ajudam a controlar o mau odor da caixa

Areia aglomerante

No mercado existem vários tipos de areia para gatos e dentre ela a aglomerante. Este modelo forma bolas quando entra em contato com a urina. Dessa forma, quando for retirar as fezes, é possível tirar também o xixi já que ele fica visível. 

A caixa ficará muito mais limpa com a areia aglomerante. No entanto, é um produto bem mais caro. É preciso considerar se a eficiência compensa o valor elevado. Vale fazer um teste e ver se essa areia cabe no bolso. 

Areia que neutraliza odores

Assim como a areia aglomerante, no mercado também existe produtos que neutralizam odores. Escolha uma e veja se seu gato gosta. Se ele se adaptar, pode ser uma solução bem simples para diminuir o mau cheiro. Mas, caso ele rejeite, tente outro tipo de areia neutralizante e veja se ele aceita. 

Mude o local da caixa de areia

Em muitos casos, o principal motivo do mau cheiro no ambiente é porque a caixa de areia está num local fechado. Mantê-la dentro de casa faz com que o odor se concentre no cômodo e no recipiente. Experimente colocar num lugar aberto, iluminado e ventilado. O cheiro irá dispersar e não contaminará mais a residência.

Vai de carro? Confira dicas para ter uma viagem com gato mais tranquila

Troque a caixa todos os anos

Ao longo do tempo a caixa vai ficando gasta e deteriorada, tornando muito mais difícil a desinfecção completa. Bactérias começam a se acumular, gerando mau cheiro e colocando em risco a saúde do gato. Para evitar, troque a caixa de areia todos os anos. 

Para quem tem gatos em casa, a caixa de areia é um item indispensável
Reprodução Pinterest
Para quem tem gatos em casa, a caixa de areia é um item indispensável

Caixa de areia autolimpante

Se você tem preguiça ou pouco tempo para limpar a caixa de areia do seu bichano, considere investir num recipiente autolimpante. Totalmente automática, ela elimina os resíduos em um plástico biodegradável após 10 minutos de o gato defecar. Esse engenhoso sistema utiliza areia aglomerante e mantém a peça sempre limpa. 

É uma opção um pouco cara, mas bastante útil se você não tem condições de limpar regularmente a caixa e deseja mantê-a sem maus odores.

Coleiras para gatos podem ser um acessório importante; conheça os modelos

Caixa de areia autolavável

Outra opção disponível no mercado é a caixa de areia autolavável. Este aparelho lava e seca a areia, eliminando todos os excrementos por um ralo - como a máquina de lavar libera a água suja. Não é preciso trocar a areia, apenas repor conforme for diminuindo. 

Este aparelho é bem mais caro que a caixa autolimpante, mas, para quem pode comprar, é um produto que garante a comodidade do dono, a higiene constante da caixa de areia e a casa livre de maus odores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!