Toda vez que você brinca com seu bichinho sente um cheiro desagradável saindo da boca dele? Se este é o seu caso, é importante ficar atento, pois um cachorro com mau hálito normalmente está com algum problema de saúde. E, uma cavidade bucal mal cuidada, pode repercutir negativamente em todo organismo. 

Leia também: As principais doenças bucais em cães 

Normalmente, um cachorro com mau hálito persistente (também chamada de halitose) tem problemas digestivos ou na gengiva, como gengivite. Além disso, o "bafo" pode estar relacionado também a questões de saúde mais graves, como dor oral, sangramento, dificuldades para engolir ou comer, depressão, entre outros.

Por ser uma situação séria é importante não tratar o mau hálito em casa sem antes consultar o veterinário. O profissional provavelmente irá avaliar o canino e pedir exames para descobrir as causas do bafo. Só depois será discutido o tratamento adequado. 

Mas, se o diagnóstico não apontar nenhum problema de saúde , algumas dicas caseiras ajudarão a reduzir o mau hálito. Comece escovando os dentes do cão regularmente, depois ponha em prática os métodos naturais para reforçar a limpeza. 

Dicas caseiras para reduzir o mau hálito

Normalmente, um cachorro com mau hálito persistente tem problemas digestivos ou na gengiva, como gengivite
reprodução shutterstock
Normalmente, um cachorro com mau hálito persistente tem problemas digestivos ou na gengiva, como gengivite


1. Salsa

A salsa ajuda a reduzir o bafinho do pet, mas não pode ser dada em quantidades elevadas, pois é tóxica. Porém, em doses moderadas e de forma esporádica cumpre bem sua função. Uma forma de oferecer a salsa é adicionando pequenos pedaços na alimentação. Faça isso apenas uma vez ao dia.

Outra opção é ferver talos de salsa em água até criar uma infusão. Deixe esfriar e coloque em um frasco com spray. Espirre dentro da boca do animal de vez em quando para diminuir o bafo. 

Leia também: Escovação dos dentes melhora a qualidade de vida dos pets

2. Cenoura

Roer uma cenoura estimula a liberação de saliva que, consequentemente, ajudará a eliminar os restos de alimento na cavidade bucal. Esse processo começará a reduzir progressivamente o mau hálito, além de proporcional importantes nutrientes para o organismo do pet. Contudo, é muito difícil convencer o cachorro a roer uma cenoura. Ofereça o legume e veja se ele aceita.

3. Guloseimas caseiras de hortelã

De todas as opções, talvez essa o cachorro coma com mais facilidade. Porém, jamais ofereça doces de hortelã industrializados, você deve fabricá-los de modo caseiro. Fique tranquilo porque o modo de fazer é bem simples. 

Você irá precisar de água, flocos de aveia e folhas de hortelã. Misture os flocos de aveia e água em um recipiente até a massa ficar consistente. Depois corte as folhas de hortelã lavadas e adicione a mistura. Por fim, forme pequenas bolas, conserve na geladeira e sirva para o pet algumas vezes ao dia. Você verá que o mau hálito começa a reduzir bastante.

Atenção a alimentação

Se o cachorro vive com mau hálito e nenhum problema de saúde foi detectado, o problema pode estar na alimentação
Reprodução/ Redes Sociais
Se o cachorro vive com mau hálito e nenhum problema de saúde foi detectado, o problema pode estar na alimentação


Se o cachorro vive com mau hálito e nenhum problema de saúde foi detectado, o problema pode estar na alimentação. Opte pela ração a úmida, pois possui um efeito mais abrasivo e ajuda no combate a placa bacteriana. 

Leia também: Aprenda a fazer pasta de dente para cachorro com itens caseiros

Além disso, troque com mais frequência a água do bebedouro para que fique sempre fresca, pois a água limpa os restos de alimento presentes na boca. Lave, também, regularmente os recipientes do bichinho. Com essas medidas simples a vida de cachorro com mau hálito ficarão para trás.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!