Uma das primeiras preocupações dos donos que acabaram de integrar um gatinho na família é arranjar um lugar para o bichano fazer suas necessidades. Muitos animais costumam dar saidinhas com esse fim, entretanto essa prática é perigosa pois o bichinho se submete a uma série de perigos longe de casa. A caixinha com areia para gatos é a melhor opção nesses casos.
Leia mais: 7 erros comuns cometidos pelos donos em relação a caixa de areia
Existem quatro tipos de areia para gatos , cada um com suas vantagens e desvantagens específicas. Elas devem ser colocadas em um lugar reservado especialmente para o animal fazer as necessidades, onde não tenha muito movimento. Mantenha a comida e a caminha distantes. A frequência que os produtos precisam ser trocados varia de acordo com o tipo.
Quais são os tipos de areia para gatos?
Sílica
A sílica é o principal componente da areia e matéria prima do vidro. Nos produtos de higiene para gatos ela está misturada com zeolite e promete durar mais, absorver melhor os desejos e não possuir odores. Ela pode ser encontrada no formato de cristais e bolinhas.
Evite versões perfumadas, esses cheiros podem acabar incomodando o pet. Por conter composto químicos, a sílica pode causar intoxicações e transtornos intestinais no seu gato caso seja ingerida. Outro contra do produto é o fato dele não ser biodegradável, então cuidado na hora de descartá-la!
Granulado de madeira
A melhor parte do granulado é que o produto é biodegradável, facilitando o seu descarte. Ele conta com uma boa absorção, controle de odores e durabilidade. Outra característica do componente é que, por ser feito de madeira, não levanta poeira ou cria "poças de lama".
O ponto negativo é que o granulado de madeira precisa ser diariamente peneirado para remover os dejetos, o tornando assim inviável para pessoas que passam muito tempo fora de casa.
Veja também: Areia para gatos caseira: conheça as vantagens e como fazer
Bentonita
A bentonita é uma argila de grão fino que conta com um ótimo poder absorvente. Ela se gruda nas fezes e urina do animal se enrijecendo e facilitando a remoção dos dejetos. Entretanto o seu preço é alto e pode produzir odores.
É indicado para aqueles que colocam a caixa de areia em áreas externas.
Sepiolita
A sepiolita se assemelha muito com a areia comum, entretanto é conhecida como "espuma do mar". Por suas propriedades diferentes pode ser usada para esculpir cachimbos, camafeus e outras joias. Como areia para gatos, ela é barata e funcional, mas forma muita lama e não tem sua absorção tão apurada. Ou seja, é do tipo "usar e jogar fora".
Leia mais: Saiba como ensinar seu gato a usar a caixa de areia
Sempre observe a reação do bichano com a areia para gatos. Ele pode rejeitá-la e fazer suas necessidades em outro lugar caso não a considere agradável.