A caixa de transporte é o primeiro material que você deve se preocupar se está pensando em viajar de avião com seu bichinho. Seja cão ou gato, o equipamento é indispensável e seu uso é obrigatório para que a presença do animal seja permitida na aeronave.
Leia mais: Viagem de avião e cachorros: quais são os cuidados necessários?
Muitas pessoas podem ver a caixa de transporte como um aprisionamento para o pet, onde ele irá passar horas estressado, espremido e com medo. Mas a verdade é que nada disso pode acontecer se a caixa for escolhida da maneira correta. Após a daptação feita de forma correta, a viagem será tranquila e sem muitos problemas.
Onde o animal vai ficar?
A primeira coisa a se considerar antes de comprar uma caixa de transporte é onde o animal irá viajar. Tipos de caixas diferentes são necessários caso ele vá com você na cabine ou no porão. As regras variam de acordo com as companhias aéreas - sendo que algumas não aceitam bichos muito grandes. Confira a tabela divulgada pelo site Melhores Destinos com as medidas e tarifas específicas das principais companhias do Brasil.
Veja mais: Hotel para cachorro e família: dicas para um passeio em conjunto
Viagens na cabine
Caso o bichinho vá viajar com você na cabine será necessário comprar uma caixa menor, maleável e flexível. Isso permite que ela seja encaixada em vários lugares, garantindo mais conforto para o dono e animal. Certifique-se também que o equipamento é bem ventilado, acolchoado, impermeável e sem nenhum furo em suas partes inferiores. Isso evita que a urina vaze ou incomode o animal.
Uma desvantagem desse tipo de caixa é a falta de espaço, por isso evite colocar muitas outras coisas junto ao animal - como cobertores, panos e papéis higiênicos.
Viagens no porão
A prioridade quando o pet for viajar no porão é a segurança. Escolha um equipamento duro, de preferência de fibra e plástico. Também é necessário que seja impermeável, é possível colocar um recipiente junto a ele se o animal estiver acostumado a fazer suas necessidades em um lugar específico .
Esse tipo de caixa de transporte possui um peso individual geralmente elevado e, considerando o fato que as companhias aéreas consideram o peso total (animal + caixa) para realizar o transporte, esse ponto pode ser um problema. Some o peso do seu pet com o da caixa que deseja comprar e verifique as regras da empresa.
Quais são as medidas da caixa de transporte?
É indispensável que se tire as medidas do animal antes de comprar o equipamento. Ferimentos e fugas podem ser ocasionados por conta de uma caixa muito pequena. Veja como realizar essas medidas:
Comprimento:
Tire as medidas do focinho até a base da cauda do cão, assim como as da pata dianteira até o peito do animal. Por exemplo: Se o cachorro tiver 80 cm de comprimento e 15 cm de pernas, sua caixa precisará ter 95 cm.
Largura:
Meça a largura das costas do animal e multiplique por dois. Essa deverá ser a largura mínima da caixa.
Altura:
Essa medida deverá ser equivalente a altura do animal de pé, com as quatro patas no chão, mais 2 centímetros.
Leia mais: Dicas para viajar com animal de estimação
Apresente a caixa de transporte ao seu pet semanas antes da viagem. Isso pode ser feito deixando-a aberta no mesmo ambiente que ele, colocando o pote de comida e água dentro e o estimulando a dormir nela. A adaptação é muito importante para que a viagem seja tranquila.