Para a maioria das pessoas, o sexo do animal é muito importante. Alguns acreditam que os machos são mais fáceis de criar já que o período reprodutivo é menos intenso. Já outros vêem as fêmeas como mais carinhosas e apegadas. Esses são exemplos de fatores que influenciam quem deseja um pet e o hamster também não foge dessa regra.

Veja mais:  O hamster está entre os animais de estimação mais indicados para crianças

A identificação do sexo é fácil na maioria das raças, basta saber o que olhar. As aves são um dos poucos exemplos que precisam de exame para descobrir se é macho ou fêmea, pois algumas espécies não apresentam sinais visuais de diferenciação. Mas não é o caso do  hamster.  O roedor tem marcas que nos permitem dizer qual é o sexo.

Além de ajudar a escolher o nome, saber se o pet é macho ou fêmea pode ser importante para reprodução. Caso o dono deseje comprar um casal de hamster para dar cria, é bom garantir que eles sejam de sexo diferente. O mesmo vale para quem não deseja filhotes inesperados. Para conhecer melhor seu roedor, basta seguir uns passos simples.

Identificar o sexo dos hamsters é mais fácil do que parece
Reprodução Pinterest
Identificar o sexo dos hamsters é mais fácil do que parece


1. Controle o hamster

Para descobrir o sexo será preciso vira o animal e olhar a parte inferior e traseira do corpo. Ele não irá gostar de ficar nessa posição, por isso é importante deixá-lo bem confortável. Espere pela hora certa para não irritá-lo e ser mordido. O melhor momento é quando ele está alerta e relaxado. Comece fazendo carinho e dando petisco para deixá-lo tranquilo. Pegue-o com cuidado - jamais pelo "cangote" - com a palma de uma mão, apoiando o polegar e o indicador. Vire o pet e use a outra mão para apoiar o corpo. Segure a pele das omoplatas de leve, apenas para controlar a cabeça e evitar que ele morda. Atenção para não derrubá-lo ou sair correndo pela casa.

2. Identificando o sexo

Agora que o hamster foi virado, não demore muito para olhar o sexo. Como já foi dito, ele não gosta de ficar de barriga para cima. Caso o roedor seja fêmea, ele apresentará algumas dessas características:

  • Presença de glândulas mamárias. São seis pares ao todos e geralmente são bem salientes. Elas só irão aparecer quando a maturidade sexual for alcançada.
  • Observe duas cavidades da parte inferior do hamster. A distância entre o ânus e a área urogenital (vulva) são bem próximas, quase difíceis de serem diferenciadas. Em algumas fêmeas parecem até uma única abertura. Essa forma de identificação já é possível ser feita em filhotes.

Mais:  Essa casa de hamster é a coisa mais fofa que você verá hoje!

No caso dos machos, será visto essas características:

  • Presença de testículos próximos a região das nádegas. Essa área ficará protuberante e semelhante ao formato de uma amêndoa. Assim como nas fêmeas, os testículos só aparecem em hamster com maturidade sexual.
  • Diferente das fêmeas, a distância do ânus e da área urogenital é bem mais. A separação sendo mais evidente fica mais fácil de identificar cada abertura. 

Confira a foto abaixo para ajudar a localizar as diferenças.

Identificar o sexo do hamster ficar bem mais fácil quando ele atinge a maturidade sexual
Reprodução Pinterest
Identificar o sexo do hamster ficar bem mais fácil quando ele atinge a maturidade sexual


Dicas na hora da identificação do sexo

Se for possível, espere até a maturidade sexual do hamster. Ela acontece cerca de 35 dias após o nascimento. Descobrir o sexo de filhotes é mais difícil, precisando recorrer ao método de distância entre ânus e área urogenital. Quando as glândulas mamárias e testículos aparecem facilita sabe ser é macho ou fêmea.

Veja mais:  Conheça as doenças mais comuns em hamster

Caso siga as dicas e ainda não tenha certeza do sexo, não insista. Deixar o hamster tempo demais de barriga para cima pode irritá-lo bastante. Leve-o a um veterinário especializado para te ajudar nessa tarefa. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!