Cada vez mais as pessoas estão deixando as casas para irem morar em apartamentos. Essa mudança envolve vários fatores, dentre eles maior segurança, custos mais baratos, facilidade em cuidar de um espaço menor, entre outros. Porém, a vida em comunidade e ter uma casa pequena podem ser empecilhos para os amantes de animais. Cachorros e gatos podem não serem viáveis, mas por que não adotar uma das espécies de pássaros?
Mais: Saiba como ajudar seu pássaro a se adaptar ao novo lar
As aves são uma ótima alternativa para quem não dispensa um bichinho em casa. Elas não são tão dependentes do dono, como acontece com os cães, sendo perfeitas para pessoas que trabalham o dia inteiro. Vivem em um ambiente controlado, então não existe a chance de sujarem o apartamento ou destruírem algo. E por último, preenchem a casa com sua beleza e melodia. Entretanto, qual das espécies de pássaros escolher?
Existe diversas aves na natureza, mas nem todas podem ser domesticadas. O periquito, por exemplos, é uma espécie que está acostumada a conviver com os humanos e aceita bem a vida em cativeiro. Existem também as espécies silvestres e que podem ser criadas em casa, como é o caso da arara. Porém, este animal precisa da autorização do IBAMA para ser adotado legalmente. Fique atento a estes detalhes na hora de escolher a ave.
Quando que for realizar o procedimento de adoção, é muito importante ir a um criadouro de confiança ou a um pet shop conhecido. Veja se os animais estão sendo bem tratados e se o local é legalizado e certificado. Muitas espécies de pássaros são vítimas de tráfico, por isso deve-se ficar atento aos locais que oferecem aves. Se tudo estiver ok, basta escolher o seu bichinho. E, para te ajudar na tarefa de escolha, selecionamos uma lista de espécies que são mais indicados para quem mora em apartamento, confira.
Diamante Mandarim
Este pássaro é muito belo. Ele com certeza trará vida e cores para a casa, pois sua plumagem é cinza-azulada, com tons de marrom na asa e preto com pintas brancas na cauda. O bico e as pernas são alaranjados, chamando atenção a distância. É um pássaro pequeno e forte, rápido nos movimentos e de caráter alegre. O Diamante Mandarim
costuma se aproximar de seu criador, mas não chega a ser tornar íntimo. Cabe ao dono desenvolver uma relação desde o início. No geral, é uma ave de fácil criação e é indicada para criadores inexperientes.
Cacatua
A Cacatua é considerado um pássaro exótico e existem cerca de vinte espécies. As mais conhecidas são: Cacatua branca, Cacatua-de-crista-amarelada, Cacatua Galah, Cacatua Moluccana e a Cacatua Sanguínea. Essa ave é maior e interativa. Pode ser criada fora da gaiola e deixada solta pela casa. É inteligente e facilmente adestrada, além de ser carinhosa, mas se irritar facilmente. Para quem deseja uma Cacatua, saiba que necessita de uma licença ambiental dada pelo IBAMA e regularizada pelo Ministério do Meio Ambiente.
Leia mais: Dicas para ajudar um pássaro ferido e evitar possíveis acidentes
Agapornis
Muito colorido, os Agapornis chamam muita atenção com sua plumagem verde viva e rosto avermelhado. É conhecido como o pássaro do amor, pois escolhem um parceiro e permanecem com ele a vida toda. A ave é bastante alegre, divertida, adora brincar e são os queridinhos das crianças. Para quem tem filhos, pode ser uma boa espécie para escolher. Lembram mini papagaios e ao todo, são nove espécies da ave, sendo que a mais comum no Brasil é a Roseicollis .
Periquitos
Os periquitos são famosos pássaros para ter em apartamento. Eles têm uma beleza singular e atraem inúmeros olhares. São comuns na maioria das casas, pois são super amigáveis, interativos e as crianças adoram esta ave. Existem diversas espécies de periquitos e várias, se não todas, são liberadas pelo IBAMA. Encontrar essa ave é bastante fácil, mas a mais conhecida é o periquito australiano.
Calopsita
A Calopsita é uma ave indicada para qualquer tipo de família. Muito bela, possui uma crista linda e imponente, a qual se move de acordo com os seus sentimentos. É facilmente domesticada e pode ser ensinada a realizar truques e falar algumas palavras. É possível criá-la solta, desde que ensinada desde filhote a voltar para a gaiola. Costuma reconhecer bem as pessoas e ser particularmente fiél a quem cuidam e treinam ela.
Veja também: Conheça os sintomas e tratamentos das principais doenças de pássaros
Canário Belga
O Canário Belga tem uma plumagem bem amarela que chama atenção de longe. É bastante comum no Brasil e não precisa da autorização do IBAMA. Ele é perfeito para quem aprecia o canto dos pássaros. Sua voz é poderosa e irá preencher a casa com melodia. Esta ave adora a companhia de seres humanos e costuma cantar para recebê-los. Consegue se adaptar aos mais variados ambiente, incluindo apartamentos.
Dicas de cuidados
Apesar das aves darem menos trabalho do que outros animais, elas também precisam de atenção e cuidados. São seres vivos como qualquer outro e exigem dedicação dos donos. Qualquer pássaros precisa, no mínimo, de uma gaiola de tamanho adequado, bebedouro e comedouro.
A higiene é algo imprescindível. Limpe a gaiola pelo menos uma vez por semana e o comedouro e bebedouro diariamente. Troque a água todos os dias e retire os restos de alimentos para evitar fungos e bactérias.
Coloque a gaiola num local arejado e fresco, de preferência próximo da luz solar, mas não diretamente no sol. Veja quais são os alimentos apropriados da espécie e ofereça sempre frescos. Caso sua ave goste, adicione alguns brinquedos na gaiola para sua diversão.
Todas as espécies de pássaros precisam ser levadas regularmente ao veterinário. Fique atento a mudanças, pois podem significar doenças. Cuide bem da sua ave, assim ela irá viver por longo anos.