Nem sempre uma pessoa consegue entreter seu pet em casa e em dias de chuva os passeios ao ar livre ficam comprometidos. Por isso, o passeio no shopping é uma boa opção. Além de divertir o tutor, é uma área onde o cachorro pode se distrair e caminhar bastante.
+5 motivos importantes para passear com seu cão todo dia
Sem ideia de onde levar seu cachorro no próximo feriado ou fim de semana? Aproveite para dar um passeio no shopping com ele e aproveitar para socializá-lo com outras pessoas e até outros animais. Mas para isso é importante conhecer as regras e tomar alguns cuidados para evitar momentos desagradáveis e confusões.
Devo levar meu cachorro no shopping?
Primeiro é preciso pensar no conforto e bem estar do cachorro. O shopping é um ambiente cheio de gente, agitado e barulhento. Pode ser estressante para o pet que não está acostumado e é sensível a esse tipo de local.
Ao perceber que o cachorro tem medo, está tremendo ou late para todo mundo que passa é melhor cancelar o passeio. Além de ficar estressado e prejudicar a saúde dele, o animal incomoda, mesmo que sem querer, as pessoas à sua volta.
Antes de sair de casa
Antes de levar o cachorro para o shopping é preciso ter certeza de que tudo está em ordem e o cachorro pronto para sair. Nunca esqueça de levar a coleira do animal e mantê-lo sempre preso à guia, junto do dono, o que é regra em todos os shoppings.
Leve uma garrafa de água própria para pets e se possível o alimente bem logo antes de sair para evitar ter de voltar mais cedo do que o esperado para casa. O ideal é levar saquinhos para recolher as fezes do cão. No entanto, não é preciso se preocupar muito porque os locais onde os cães são permitidos costumam contar com profissionais preparados para fazer essa limpeza. Mas não custa nada levar, não é?
E o mais importante: tenha certeza de que o pet é permitido no shopping onde pretende ir. Saiba quais estabelecimentos ele é bem-vindo e conheça as regras para a entrada dele para evitar mal entendidos.
No shopping
Além de tomar os cuidados citados anteriormente, é preciso respeitar o ambiente onde se está e principalmente as pessoas. O shopping é público e nem todo mundo é obrigado a gostar de cachorro e muitos têm medo dele, até porque só é um convidado ali e não o principal. Não deixe o cão pular em desconhecidos e entrar nas lojas antes de ter autorização.
Na praça de alimentação ele não é bem-vindo, por mais que na sua casa o pet tenha liberdade para entrar na cozinha e praticamente suba na mesa para comer junto. Por questão de higiene (e mais uma vez respeito), mantenha o animal longe dessa região, por mais que não tenha nenhuma placa à vista proibindo a permanência do pet ali.
Cães-guias , por Lei, podem entrar em qualquer shopping e estabelecimento. Além de todos os portes de cachorro precisarem de coleira para entrar, apenas os pequenos podem usar a escada rolante, mas sempre no colo do dono.
Os cães de grande porte têm menos direitos e acesso mais restrito a algumas áreas e até elevadores, às vezes. Dependendo da raça e da personalidade a focinheira é exigida durante o passeio no shopping.