Focinheira costuma ser um tema polêmico entre os tutores de cães, já que existe bastante preconceito em torno do assunto. Muitos demoram para entender os reais benefícios do objeto e só conseguem associá-lo a pontos negativos, como feiura, agressividade e desconforto. Sob pressão e estressado o cão pode, sim, morder e se tornar agressivo, mas isso pode ser tratado.

+Cinto de segurança para pets é importante? Saiba tudo sobre o assunto

Saiba tudo sobre focinheira e acostume o pet
Reprodução/ Redes Sociais
Saiba tudo sobre focinheira e acostume o pet


Alguns tutores alegam que a focinheira é uma agressão ao cão, que o sufoca e que seu cão detesta (mesmo sem nunca ter usado). Para não traumatizar e irritar o pet é importante fazer uma adaptação correta para que ele aceite o objeto como algo agradável. Uma guia e um enforcador de metal podem ser bem piores e machucar o animal . Para garantir o conforto do cão, é recomendável que a focinheira seja de qualidade.

Esse método de prevenir mordidas do cão não é igual o uso de uma mordaça e não tem porque ser tão temido. Esta, sim, é uma agressão ao animal, já que dificulta a respiração, o latido e o impede de beber água. Além disso, no Brasil as focinheiras costumam ser confortáveis, bem ventiladas e não impedem o cão de realizar suas funções normalmente.

+Pensa em adotar um cão? Confira as vantagens de ter uma fêmea

Saiba tudo sobre focinheira
Reprodução/ Redes Sociais
Saiba tudo sobre focinheira





Benefícios da focinheira

  • O veterinário pode examinar o cão sem receio de ser mordido e o animal ainda é beneficiado com melhor diagnóstico e tratamento.
  • Os profissionais do banho e tosa trabalhar melhor e o cão fica mais bem cuidado.
  • O pet consegue participar da socialização sem que ele morda.
  • Em situações que demandam segurança para o cão e para terceiros, a focinheira é essencial.
  • Isso também propicia mais qualidade de vida ao cão e à população em geral.

Acostume seu cão a usar 

A adaptação deve acontecer aos poucos e demanda um certo tempo. Para ser ainda mais agradável é bom associar sempre às coisas que dão alegria ao pet, a fim de evitar uma possível rejeição. A ideia é colocar a focinheira por poucos minutos, inicialmente, no local onde o cão vive e, assim que retirá-la, dê alguma recompensa como petisco, brinquedo e carinho.


De primeira, é normal o cachorro querer tirá-la, mas acalme-o e não deixe-o fazer isso. Só retire o objeto depois que ele estiver calmo e dê as devidas recompensas.

+E se seu pet fugir? Use a placa de identificação para protegê-lo

Durante a adaptação, se tudo ocorrer normalmente, a focinheira poderá ser usada por períodos mais longos e em qualquer situação, sem que ele fique incomodado. A maioria dos cães não tem idade certa para iniciar esse processo, mas quanto mais cedo começar, mais rapidamente o cão estará habituado.

Depois de já acostumado, não é necessário colocar a focinheira sempre que for levá-lo para passear. Exceto no caso de raças que são obrigadas por leis usá-la em determinadas localidades.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!