Enquanto os cães abanam os seus rabos como um sinal de que estão felizes, os gatos possuem uma linguagem corporal com mais nuances, isso não significa que não haja um motivo. Os felinos costumam realizar gestos mais complicados de entender, e um gato abanando o rabo nem sempre é interpretado da forma correta pelos seus donos. 

+Como identificar um gato estressado? Confira 7 sinais

Gato abanando o rabo: entenda o que seu felino quer dizer
Reprodução
Gato abanando o rabo: entenda o que seu felino quer dizer


A verdade é que os gatos possuem rabos muito expressivos, então a posição e o movimento deles podem nos dizer diferentes mensagens. Por isso é preciso prestar muita atenção no gato abanando o rabo para entender o que ele está querendo dizer. 

1. Rabo vertical e tremendo


Se o seu gatinho de estimação estiver com o rabo em uma dessas posições, ele provavelmente está te dando um "olá" amigável. Um rabo na vertical é normalmente sinal de que o felino está se sentindo feliz e confiante, que gosta da sua companhia.

+Como escovar pelo de gato e deixá-lo mais brilhoso e saudável

 2. Rabo enrolado

Já aconteceu de um gato enrolar o rabo em volta da sua mão, do seu braço ou do seu pescoço? Não se preocupe, esse também é um bom sinal: esses animais normalmente irão ter essa atitude para demonstrar carinho e afeição. É o mais puro sinal de amor.

3. Rabo abaixado 


Esse movimento não deve ser confundido com o tremor e é bastante fácil de perceber. Um felino irá deixar o seu rabo baixo, bastante rígido e irá abaná-lo de um lado para o outro para indicar que está descontente com alguma coisa. Esse movimento também pode ser um indicativo de que o bichinho está procurando uma presa. 

 4. A chicoteada com o rabo 

Normalmente indica que o seu gato está querendo brincar com você, essa pode ser uma boa hora para criar um vínculo afetivo forte com o animal de estimação. Brinquedos podem deixar a interação entre dono e felino ainda mais divertida.

 5. Rabo alto

A post shared by @kepoajakaunih_ on


Se um gato for confrontado por algum outro animal ou por qualquer coisa que ele considerar uma ameaça, ele provalmente irá levantar o seu rabo. Se o rabo levantado estiver ainda combinado com uma posição de costas arqueadas o gato está respondendo a ameaça, e usando desse artifício para parecer maior e mais assustador para o inimigo.

+Veja 10 coisas que os gatos não gostam e você deve saber

 6. Rabo torcido 

Se você já viu o seu gato olhando através da janela atentamente, é possível que isso tenha vindo acompanhado de uma pequena torção na bonta do rabo. Isso pode significar interesse ou concentração em alguma coisa que ele está vendo do lado de fora. 

A post shared by Melania (@melania_scaglione) on


De qualquer forma cada gato é único, e é sempre muito importante que o dono crie um forte vínculo com ele. Conhecer a forma como as expressões corporais dele se dão pode ser um ótimo começo. Lembre-se, um gato abanando o rabo está querendo sim dizer alguma coisa. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!