Em algumas casas, a hora de dar banho no cãozinho se torna um verdadeiro pesadelo, para solucionar o problema é preciso acostumar o animal

Quem tem um ``CasCão´´ em casa sabe que a hora do banho se torna um verdadeiro pesadelo. Aqui, você vai entender por que alguns cães têm medo de banho e o que fazer para esse momento se tornar mais agradável.               

Muitos cachorros gostam de água mas morrem de medo de banho
shutterstock
Muitos cachorros gostam de água mas morrem de medo de banho

O mau cheiro dos cães

Alguns cães podem passar a vida inteira sem tomar um único banho e mais: algumas raças nem ficam com cheiro tão ruim. Diferentemente de nós, humanos, o odor canino não vem do suor, mas sim dos pelos mortos. Assim, a escovação a seco pode ajudar no caso dos animais que morrem de medo de banho

De qualquer forma, o banho deve ser dado por questão de higiene, porém, não se deve exagerar na frequência , pois, com isso, podemos até causar problemas de pele neles. O shampoo, junto com a água quente, tira a oleosidade natural da pele, podendo causar alergias.

O medo de banho

Em alguns casos, o banho vira uma verdadeira missão impossível, e é nessa hora que algumas pessoas cometem alguns erros graves, como, por exemplo, segurar o animal à força ou obrigá-lo a ficar no secador, entre outras coisas.

A melhor maneira de fazer o animal se acostumar com o banho é de forma gradativa, começando com o cão ainda seco, passando uma toalha nele e ligando o secador para que, assim, ele se acostume com o barulho. 

via GIPHY

O ideal é fazer isso quando ele ainda estiver seco, pois, se testar a reação dele quando estiver molhado, você será obrigado a secá-lo, sem ter a opção de acostumá-lo com o secador ou com a toalha. Esse momento dever ser associado a coisas gostosas, como petiscos e brincadeiras.

Quando seu peludo já estiver à vontade com esse processo, você já pode molhá-lo aos poucos, sempre associando o momento a coisas agradáveis .

Existem cães que adoram água, mas não gostam de banho. Isso pode acontecer se ele estiver relacionando a hora do banho com algo desagradável. Por exemplo, se o cão não gosta de cortar a unha, procure não fazer isso justamente na hora do banho, pois ele pode associar as duas coisas e ´´fugir´´ nas próximas vezes.

Atenção!

Em dias de calor, redobre os cuidados na hora de secar o seu peludo. O ar muito quente pode causar hipertermia (a temperatura do corpo fica mais quente do que o normal), o que pode afetar a saúde do animal e até matá-lo. É importante sempre verificar na mão se o ar do secador não está quente demais.

Vale lembrar que existem animais com problemas específicos de pele e que precisam tomar banhos periódicos, por isso, peça sempre a orientação de um profissional da área.

Seguindo todas essas dicas, será mais fácil lidar com o animal que tem medo de banho. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.