Se você tem um cachorro como animal de estimação, deve saber que é necessário levá-lo para passear regularmente. Faz parte das regras de ter um pet em casa. Os caninos costumam ter muita energia, seja ele de grande ou pequeno porte, então precisam gastá-la se exercitanto.
+ Algumas dicas podem te ajudar a escolher um passeador de cães
Porém, na correria do dia a dia, é normal não ter tempo para levar o pet para sair. Acabamos esquecendo disso e acreditamos que o animal vai entender e ficar bem dentro de casa. Só que nem sempre é isso que acontece. Os cachorros precisam passear . É uma forma deles gastarem energia, manter uma boa saúde e um comportamento calmo.
E se você acha que caminhadas curtas e rápida resolvem está bem enganado. Elas não servem para gastar toda a energia que o pet possui e ele vai continuar agitado. Por isso, conheça os sinais que os cães dão e indicam que eles precisam passear mais.
O cão é agitado no período da noite
O pet fica em casa o dia inteiro e guarda sua energia para a noite, afinal é o horário que os donos costumam estar em casa. Ele não tem estímulo mental e físico durante o dia e isso faz com que ocorra uma acumulação de energia. Então, ele fica agitado demais num momento inoportuno.
O cão destrói tudo ou é agitado demais
Se o seu animalzinho costuma ser muito agitado, está sempre ansioso ou às vezes tem comportamentos agressivos, isso pode significar que ele precisa passear mais para gastar energia e relaxar. O que costuma causar isso é o tédio e a ansiedade. Passeios regulares são a melhor saída para deixar seu pet mais calmo e menos enérgico.
Saiba mais: Dicas para comprar coleiras personalizadas para o seu pet!
O cão está sempre doente, acima do peso ou dorme demais
Os passeios são uma forma do animal manter uma boa saúde e, consequentemente, um peso ideal. Com exercícios regulares, o cachorro vai se sentir mais feliz, vai começar a ter mais energia para sair de casa e o sistema imunológico ficará mais forte para lutar contra as doenças.
O cão puxa a guia e não sabe socializar
Se o animal fica puxando a guia e não sabe interagir com pessoas e outros animais, isso indica que ele não está acostumado a fazer isso. Cachorros precisam aprender a ter contato com pessoas que não seja os donos, com um ambiente diferente e outros cães. Isso fará com que ele seja menos medroso, não puxe mais a guia e não fique latindo para qualquer coisa que se mexa.
Veja também: A importância da identificação de animais
Não deixe de passear com seu pet. Ele será um animal muito mais feliz, saudável e calmo se conseguir se exercitar regularmente.