Tamanho do texto

Confira dicas para manter o animal de estimação mais protegido na hora de passear na rua

Normalmente, muitos tutores usam a placa de identificação para pets como forma de garantir que o companheiro volte para casa, caso se perca. Isso não dá certeza do retorno, mas facilita muito na hora de encontrá-lo.

+Casinha para cachorro: conheça a importância dela para seu pet

Saiba os cuidados necessários com a placa de identificaçao
Reprodução/ Redes Sociais
Saiba os cuidados necessários com a placa de identificaçao


Para isso, é sempre bom colocar uma placa de identificação de qualidade para não incomodar o animal. É importante que ela contenha  informações básicas, como o nome do pet e uma forma de contato com o dono. Caso alguém encontre o bichinho, será mais fácil de levá-lo de volta para casa.  Além disso, é a prática mais comum e com menor custo  para ajudar em casos de fugas e desencontros.

Cuidados necessários

Para quem se mudou recentemente para um novo lar, é bom ressaltar que o animal demora um pouco para se acostumar. Nos primeiros dias, o pet pode querer voltar para a antiga casa e é necessário ter bastante atenção com ele.

+Pretende viajar sem o seu cachorro? Alguns treinos precisam ser feitos antes

Garantir que o portão esteja sempre bem trancado é essencial, principalmente se a casa for movimentada. Um portãozinho ou um obstáculo também pode ser uma boa opção para dificultar a fuga. Verificar a resistência da coleira e se ela está realmente presa é muito importante para garantir a segurança do pet.

Saiba a importância da placa de identificação
Reprodução/ Redes Sociais
Saiba a importância da placa de identificação


"Meu pet fugiu!"

Se isso acontecer, a atitude mais prática a se tomar é tentar andar um pouco pelos arredores do bairro procurando e coletando informações. Caso ele tenha fugido durante a mudança ou logo depois, o melhor a se fazer é voltar para a casa antiga ou tentar fazer um possível caminho que o pet possa ter percorrido.

Se por acaso encontrar, em outras situações, o animal de outra pessoa é só seguir esses mesmos procedimentos. E se o animal não estiver devidamente identificado?  Faça um cartaz avisando que você o achou e tente avisar aos vizinhos e pessoas próximas do lugar onde encontrou o pet. 

Seu pet fugiu? A placa de identificação pode ajudar a encontrá-lo
Reprodução/ Redes Sociais
Seu pet fugiu? A placa de identificação pode ajudar a encontrá-lo


+As atividades para distrair os pets enquanto eles estiverem sozinhos

Como conseguir uma placa de identificação?

O tutor pode ir ao pet shop e confeccionar uma placa de identificação específica para seu bichinho ou simplesmente fazer uma carteira de identificação para ele, o RGA (Registro Geral Animal). Para fazer esse documento é necessário comparecer ao Centro de Controle de Zoonose. A carteirinha do pet é feita adequadamente e o animal receberá uma placa de identificação que deverá estar sempre presa à coleira. 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.